Indígenas no espaço urbano e particularidades do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2021v24n2p584Palabras clave:
Indígenas, Espaço Urbano, Nordeste.Resumen
No contexto das expressões da questão urbana no Brasil, a desigualdade, o desemprego e acesso à renda atingem as famílias indígenas que vivem nas cidades. Neste artigo são dos dados das condições sociais da vida indígena no contexto urbano da região Nordeste, levantados e analisados por um Estatístico do povo Adja (Benin, África) e uma Assistente Social, indígena do povo Pankararu (Brasil, América do Sul). As análises resultam do levantamento documental, bibliográfico associado a elementos de relato de experiência dos autores deste artigo. Constata-se a existência de elementos que caracterizam situações de empobrecimento indígena no contexto urbano no Nordeste do Brasil e demandas por ações de políticas sociais.Descargas
Citas
ARRUTI, José Maurício. ARRUTI, José Maurício. A tradição legalista e o forte senso comum sobre o que deve ser um índio (naturalidade e imemorialidade) têm funcionado como sérios obstáculos à implementação de avanços teóricos e jurídicos no reconhecimento de povos indígenas resistentes. In.: Povos Indígenas no Brasil: 2001-2005 l [editores gerais Beto Ricardo e Fany Ricardo]. - São Paulo: Instituto Socioambiental. 2006.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2010: Características gerais dos indígenas, Resultados do universo. ISSN 0104-3145 Censo demográfico., Rio de Janeiro, p.1- 245, 2010.
BRASIL. Ministério da Justiça. Registro Civil de Nascimento para os povos indígenas no Brasil. Secretaria de Direitos Humanos; Fundação Nacional do Índio. Brasília, 2014.
FUNAI. Fundação Nacional do Índio. Terras indígenas: o que é? Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas>: acessado em: 26 de agosto de 2018.
OLIVEIRA, João Pacheco de. “A viagem da volta”: reelaboração cultural e horizonte político dos povos indígenas no Nordeste. In.: Atlas das terras indígenas no Nordeste. Projeto Estudos Indígenas no Brasil. PETI, Museu Nacional, UFRJ, 1993.
SILVA, Edson. Povos indígenas no Nordeste: uma contribuição a reflexão histórica sobre os processos de resistência, afirmação e emergência étnica. ANPUH – XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – João Pessoa, 2003.
SILVA, Edson Hely. Índios no Nordeste: por uma história socioambiental regional. Cadernos do Ceas. Salvador/Recife, n. 240, p. 117-136, jan./abr., 2017 | ISSN 2447-861X.
SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo. Indígenas Pankararu no sertão de Pernambuco: vida, deslocamentos e trabalho. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, CCSA, 2020. 222 folhas: il. 30 cm.
TELLES, Vera Silva. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2010.
YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serv. Soc. Soc. [online]. 2012, n.110, pp.288-322. ISSN 0101-6628
Documentários:
Índios na cidade. Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M0mrQZ5IqB4>. Publicado em 08 de agosto de 2013. Acessado em: 26 de agosto de 2018.
Índios na cidade, vidas em travessia. Documentário da TV Universitária, exibido no dia 19 de abril de 2014, na TV Brasil. <https://www.youtube.com/watch?v=S8lxFlHRnok> Publicado em 31 de julho de 2014. Acessado em: 26 de agosto de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.