Re-Voltar ao Tekoha: memórias dos jovens Avá-Guarani

Autores/as

  • Cynthia Franceska Cardoso Centro Universitário do Vale do Ribeira - FVR/ UNISEPE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n2p465

Palabras clave:

Memórias, resistência, re-existência, jovens, Avá-Guarani

Resumen

Desvelar a memória dos povos originários é fazer um giro ao passado, é exercitar o porvir em si, é trazer à tona dezenas de lembranças transmitidas por séculos de geração a geração. É se valer do passado para compreender o presente e forjar o futuro. É re-existir ao resistir por séculos e séculos. É aprender com as xejary’i, os xeramoi, os jovens e crianças que os percalços existem há uns cinco séculos, assim como as estratégias lançadas para transpô-los. As memórias ora apresentadas são fruto da pesquisa de pós-doutorado realizada em parte do território Avá-Guarani, localizado na região Oeste do Paraná. Valendo-nos da história oral, enquanto recurso metodológico, ancorado nas narrativas, nas histórias de vida, nas lembranças, bem como nos teóricos norteadores, compreendemos que no caminhar das histórias de vida relatadas pelos Avá-Guarani do Oeste do Paraná, há algo precioso que os karaí não puderam subtrair-lhes: a memória ancestral. É a respeito desta que aqui se tratará.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cynthia Franceska Cardoso, Centro Universitário do Vale do Ribeira - FVR/ UNISEPE

Pós-doutoramento no Programa de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Serviço Social pela PUC-SP. Mestrado em Antropologia pela PUC-SP. Professora da Graduação em Serviço Social da FVR-UNISEPE.

Citas

ALCÂNTARA, Gustavo [et al.]. AVÁ-GUARANI: a construção de Itaipu e os direitos territoriais. Brasília: ESMPU, 2019. Disponível em: http://escola.mpu.mp.br/publicacoes/obras-avulsas/e-books/ava-guarani-a-construcao-de-itaipu-e-os-direitos-territoriais. Acesso em abr 2019.

AMARAL, Gustavo Gurgel do. Geografia da Re-Existência: conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari – RO. Tese de doutorado. UFPR. Curitiba, Paraná, 2016.

BRANT DE CARVALHO, Maria Lúcia. Da terra dos índios aos índios sem terra. Tese de doutorado. USP. São Paulo, SP, 2013.

BRASIL. Estatuto da Juventude. Lei n.12.852, de 5 de agosto de 2013. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.8522013?Opendocument. Acesso em: ago. 2018.
CALEIRO, Manuel M. Território guarani: um espaço de resistência. In: SOUZA, Carlos F. M. de. (Coord.); MAMED, Daniele de Ouro; CALEIRO, Manuel Munhoz; BERGOLD, Raul Cezar (Orgs.). Os Avá-guarani no oeste do Paraná: (re) existência em Tekoha Guasu Guavira. Curitiba, PR: Letra da Lei, 2016.

COMISSÃO GUARANI YVYRUPA. Relatório de Violações de Direitos Humanos no Oeste do Paraná. 2017. Disponível em: http://www.yvyrupa.org.br/blog/2017/08/16/cgy-lanca-relatorio-sobre-violacoes-de-direitos-humanos-contra-os-ava-guarani-no-oeste-do-parana/. Acesso em: ago 2018.

GOUVÊA, J. B., LÓPEZ CABANA, R. P., & ICHIKAWA, E. Y. (2018). As histórias e o cotidiano das organizações: uma possibilidade de dar ouvidos àqueles que o discurso hegemônico cala. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 5(12), p. 297-347.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1990.

ICHIKAWA, Elisa Y.; SANTOS, Lucy W. Contribuições da história oral à pesquisa organizacional. In: Silva, Anielson B. da; Godoi, Christiane K.; Bandeira-de-Mello, Rodrigo (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. Saraiva, 2006.

ICHIKAWA, Elisa Y.; SANTOS, Viviani T. Representações sociais, história e memória: possíveis contribuições para os estudos organizacionais. In: Revista Eletrônica Gestão & Sociedade. v.12, n.31, p. 2213-2231 Janeiro/Abril – 2018.

LADEIRA, M. I. Espaço geográfico Guarani-Mbyá: significado, constituição e uso. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

LIMBERT, Rita de Cássia A. P. Existência indígena: resistência em busca da (re)existência. Cadernos de Estudos Culturais. vol.7, n.13, 2015. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/cadec/article/view/3414. Acesso em: fev 2019.

LINI, Priscila. Entrevista realizada com Bartolomeu Melià s.j. In: SOUZA, Carlos F. M. de. (Coord.); MAMED, Daniele de Ouro; CALEIRO, Manuel Munhoz; BERGOLD, Raul Cezar (Orgs.). Os Avá-guarani no oeste do Paraná: (re) existência em Tekoha Guasu Guavira. Curitiba, PR: Letra da Lei, 2016.p. 35-43.

MELIÀ, Bartolomeu. El Guaraní conquistado y reducido, ensayos de etnohistoria. 2.ed. Assunção, Paraguay: Centro de Estudios Antropologicos de la Universidad Católica N.S. de la Asunción, 1988a.
______. Una nación, dos culturas. Assunção, Paraguai: RP Ediciones, CEPAG, 1988b.

OLIVEIRA, Assis da C. Mobilização social de jovens indígenas e a construção intercultural dos direitos da juventude no Brasil. In: Juventudes Indígenas: estudos interdisciplinares, saberes interculturais conexões entre Brasil e México.

OLIVEIRA, Assis da C.; RANGEL, Lucia Helena. Juventudes Indígenas: estudos interdisciplinares, saberes interculturais conexões entre Brasil e México. Rio de Janeiro: E-papers, 2017. Disponível em: http://www.promovide.febf.uerj.br/biblioteca/nepie/livro-juventudes-indigenas.pdf. Acesso em: nov 2018.

PEREIRA, Levi M.; COLMAN, Rosa; MACHADO, Flávio V (Coord.). Mapa Guarani Continental. Campo Grande, MS: Equipe Mapa Guarani Continental, 2016. Disponível em:https://bd.trabalhoindigenista.org.br/sites/default/files/MGC2016-CuadernoEspanol_0.pdf . Acesso em: ago 2018.

RANGEL, Lucia H.; VALE, Claudia Netto. Jovens indígenas na metrópole. Revista Eletrônica Ponto & Vírgula. vol.4, n.4, 2008. p. 254-259. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/view/14190. Acesso em: set 2018.

SCHADEN, Egon. Aspectos Fundamentais da cultura Guarani. 3.ed. São Paulo: EDUSP, 1974.

YATES, Frances A. A arte da memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

Publicado

2020-12-11

Cómo citar

CARDOSO, Cynthia Franceska. Re-Voltar ao Tekoha: memórias dos jovens Avá-Guarani. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 465–481, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v23n2p465. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/38553. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos