Unidades de Atendimento de adolescentes em conflito com a Lei: Reflexos da violação dos direitos humanos

Autores/as

  • Lindamar Alves Faermann Universidade de Taubaté
  • Rivanil Rubens Nogueira Fundação Casa do Estado de São Paulo Universidade de Taubaté Núcleo 13 de Maio

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v19n2p23

Palabras clave:

Unidades de Atendimento socioeducativo, Medida de Internação, Adolescentes em conflito com a lei, Pedagogia Makarenkiana.

Resumen

Este artigo traz reflexões sobre o atendimento socioeducativo de adolescentes em Instituições que executam medidas de internação. Após mais de duas décadas de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, ainda se convive com reiteradas violações dos direitos das crianças e dos adolescentes, revelando a indiferença quanto aos princípios da proteção integral expressa na legislação. Da diversificada origem e natureza das violações constatadas, a tarefa de enfrentá-las requer esforço coletivo, mudanças estruturais, políticas públicas e propostas pedagógicas eficazes. Nessa direção, indica-se a pedagogia Makarenkiana como uma proposta fecunda para o trabalho com os adolescentes em conflito com a lei, visto se tratar de uma pedagogia que possibilita a formação de um homem novo, pautada no coletivo e no civismo.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lindamar Alves Faermann, Universidade de Taubaté

Assistente Social. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da graduação e da pós-graduação na Universidade de Taubaté. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social da UNITAU e o Projeto de Extensão “Assessoria aos profissionais da educação do município de Taubaté”. Pesquisadora do Núcleo de Estudos: Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais, com produções na área de fundamentos do Serviço Social, trabalho, instrumentalidade e política educacional.

Rivanil Rubens Nogueira, Fundação Casa do Estado de São Paulo Universidade de Taubaté Núcleo 13 de Maio

Assistente social, mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorando no Programa de Ciências Sociais da PUC-SP. 

Publicado

2017-12-17

Cómo citar

FAERMANN, Lindamar Alves; NOGUEIRA, Rivanil Rubens. Unidades de Atendimento de adolescentes em conflito com a Lei: Reflexos da violação dos direitos humanos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 23–44, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v19n2p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/28168. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos