Necessidades próprias da (c)idade: espaços acessíveis e funcionais para idosos*

Autores/as

  • Nayara Mendes Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Vania Aparecida Gurian Varoto Universidade Federal de São Carlos
  • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro Universidade Federal de São Carlos
  • Ingrid Bernardinelli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p219

Palabras clave:

Acessibilidade, Idoso, Moradia Digna, Planejamento Urbano

Resumen

A transição demográfica consiste uma realidade brasileira. Condições de acessibilidade e funcionalidade possibilitam compreender sobre aspectos que possam contribuir com a inclusão sócioespacial da população. O objetivo deste trabalho é verificar aspectos relativos à acessibilidade em um núcleo habitacional para idosos de baixa renda de um município do interior paulista, considerando: moradias, espaços intramuros e entorno. Visa explorar formas de aplicar recursos públicos em prol de melhorias à população, com diferentes atores sociais. O estudo é exploratório, descritivo e observacional participante. Análise de conteúdo a partir do tema em estudo. Ausência de critérios técnicos e de equipamentos que suportem um ambiente acessível, tanto de edificações quanto urbano foi identificada, produzindo dificuldades ao acesso a outros espaços, à mobilidade, tanto no ambiente do núcleo quanto nas imediações. Minimizar problemas sobre condições de mobilidade e acessibilidade no condomínio e no entorno colabora para preservar a independência e segurança do morador, reforça a função social das cidades uma vez que possibilita o exercício do direito de ir e vir, consagrado à moradia digna. Captar recursos, por meio, do uso do Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, junto ao Ministério Público, pode ser uma estratégia para (re)utilizar recursos públicos em prol de si mesmo.

Biografía del autor/a

Nayara Mendes Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Vania Aparecida Gurian Varoto, Universidade Federal de São Carlos

Orientadora, docente do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Terapia Ocupacional (1991), especialização em Saúde Coletiva (1999) e doutorado-direto em Engenharia de Produção-Gestão da Produção/Dinâmica Organizacional e Trabalho(2005) todos pela UFSCar.

Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Orientadora, docente do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Araraquara - UNIARA (2000), especialização em Direito Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG (2003), Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar.

Ingrid Bernardinelli, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado

2015-12-26

Cómo citar

SILVA, Nayara Mendes; VAROTO, Vania Aparecida Gurian; MONTEIRO, Luzia Cristina Antoniossi; BERNARDINELLI, Ingrid. Necessidades próprias da (c)idade: espaços acessíveis e funcionais para idosos*. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 219–242, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v18n1p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23770. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos