Massacre dos Kaingang em Pitanga – PR, um conflito atrelado a ideologia do branqueamento e a expansão do capital sobre os territórios indígenas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p81Palabras clave:
Chacina de 1923, Pitanga – PR, Kaingang, Ideologia do Branqueamento, Territórios IndígenasResumen
As primeiras décadas do século XX foram de extrema importância para a formação do atual tecido social brasileiro, este período é marcado pela procura da auto afirmação brasileira enquanto estado-nação, buscava-se o perfil ideal de sociedade que iria constituir-se como brasileira, e nesse perfil os indígenas não estavam inclusos. Atrela-se a isso a expansão do capital para o interior do país, buscando novas terras para dar uma utilização capitalista a essas. Foi nesse contexto que ocorreu a chacina contra os índios Kaingang em 1923 na então Vila da Serra da Pitanga, hoje munícipio de Pitanga – PR, sendo essa chacina marcada pela exurpação do território indígena com objetivos capitalistas. História essa, contada e escrita na grande maioria através do senso comum, e carregado de preconceito, é a história contada pelo vencedor, por uma elite que se formou com base na concentração de terra, e essa apropriação fundiária ocorrendo em um curto período pós-conflito.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.