Território e gestão de políticas sociais

Autores/as

  • Aldaíza Sposati PUCSP/INPE.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p05

Palabras clave:

conceito de território, território e serviços sociais, logica de gestão social e território, identidade e território

Resumen

Este artigo se desenvolve em três movimentos. Inicialmente, situa o território como construção histórica e distingue essa leitura das que o tratam como um lugar, uma área de abrangência sob um dado limite geográfico. Atribui caráter fundamental a essa distinção para o exame da relação território e política social, e evidencia que esta não se limita à localização de equipamentos sociais, pois se diferencia do formato de operação de políticas sociais sem território, cuja lógica de gestão é padronizada e tem caráter homogêneo de procedimentos, como acontece em operações de agências financeiras. No segundo movimento, põe em cena a relação entre os agentes institucionais dos serviços sociais e os cidadãos que os utilizam por viverem no território onde tais serviços são disponibilizados. Por último, destaca elementos constitutivos dessa relação, como: o reconhecimento da heterogeneidade como expressão de identidades singulares; e a trajetória de constituição de um território, que incide na trajetória dos que nele vivem, sendo, assim, por estes influenciada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldaíza Sposati, PUCSP/INPE.

Professora titular da PUCSP, do Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social, e do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais – PUCSP/INPE.

Publicado

2013-12-29

Cómo citar

SPOSATI, Aldaíza. Território e gestão de políticas sociais. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 05–18, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v16n1p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/18423. Acesso em: 16 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos