“Sem lugar no mundo”: a circulação dos itinerantes no interior paulista

Autores/as

  • Luciano Márcio Freitas Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Ângelo Martins Júnior Goldsmithis College – University of London.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p193

Palabras clave:

Política Pública, Assistência Social, Interior Paulista, Itinerantes, Morador de rua.

Resumen

O objetivo do texto é analisar os discursos e práticas produzidos e voltados aos moradores de rua nas últimas três décadas e o impacto de tais práticas no que tange a mobilidade desses sujeitos nas cidades médias paulista. Partimos da ideia que durante as décadas de oitenta e noventa, a relação “migração, desemprego e a situação de rua” caracterizou as pesquisas e políticas públicas, especificamente a política de Assistência Social em relação ao atendimento ao morador de rua. Tal relação destacada norteou práticas e discursos sobre a presença das pessoas vivendo nas ruas das cidades médias do interior paulista, originando uma rede socioassistencial de circulação de pessoas.

Biografía del autor/a

Luciano Márcio Freitas Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Ciências Sociais (Unesp -Universidade Estadual Paulista), Mestre em Sociologia (UFSCar –Universidade Federal de São Carlos). Doutorando em Serviço Social e Políticas Sociais (UEL – Universidade Estadual de Londrina). Coordenou a política de atendimento à população em situação de rua nos municípios de Araraquara e São Carlos. Dirigiu a Proteção Social Especial na Prefeitura de Ourinhos.

Ângelo Martins Júnior, Goldsmithis College – University of London.

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia (UFSCar – Universidade Federal de São Carlos), vinculado ao laboratório de Estudos sobre o Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST/UFSCar). Atualmente é Doutorando em Sociologia no Goldsmithis College – University of London.

Publicado

2013-12-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Luciano Márcio Freitas; JÚNIOR, Ângelo Martins. “Sem lugar no mundo”: a circulação dos itinerantes no interior paulista. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 193–210, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v16n1p193. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16195. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos