A concepção e formato do programa atitude

Autores/as

  • Aline Pedrosa Fioravante Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p21

Palabras clave:

Crianças e adolescente, Direitos sociais, Proteção social

Resumen

O Programa Atitude foi uma proposta de intervenção social promovido pelo governo do Estado do Paraná com objetivo de atuar junto aos municípios que apresentavam situação de vulnerabilidade social e violação dos direitos de crianças e adolescentes. O Programa priorizou a formação de Redes de Proteção locais que incluíssem ações, programas e projetos de caráter público ou privado, de modo a atender a população, principalmente com fragilidade de vínculos familiares; uso de drogas; evasão escolar; baixa oferta de atividades lúdicas, esportivas, artísticas e culturais; carência de práticas de convivência comunitária. O Programa contou com o financiamento do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), com aprovação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA-PR), realizado durante os anos de 2008 a 2011 sob a gestão compartilhada entre Estado e municípios. A execução do Programa privilegiou o trabalho por meio de equipes interdisciplinares (184 técnicos das áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Artes e Ciências Sociais) e estagiários distribuídos nos 34 núcleos do Programa para realização de diagnóstico local, a articulação da rede e as ações de execução direta com as crianças, adolescentes e suas famílias. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Pedrosa Fioravante, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

Psicóloga e Bacharel em Direito. Texto escrito a partir da experiência como Coordenadora Estadual do Programa Atitude – 2008 a 2011.

Publicado

2012-12-28

Cómo citar

FIORAVANTE, Aline Pedrosa. A concepção e formato do programa atitude. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 21–34, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/14947. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos