Alinhamentos de governação e a situação de sem-abrigo em Portugal: Perigos e insuficiências da orientação para/pelo mercado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p05Keywords:
políticas públicas, intervenção social,Abstract
No presente artigo analisam-se, criticamente, as implicações da implementação de um estilo governativo orientado pelo e para o mercado, e de matriz reflexiva, no que respeita à problemática da situação de sem-abrigo. Para este efeito exploram-se, num primeiro momento, as componentes chave deste alinhamento na UE, apontando-se as suas intencionalidades e efeitos (in)diretos, particularmente no que concerne as políticas e práticas de conceitualização e intervenção neste domínio. O ponto seguinte é devotado à reflexão crítica sobre as especificidades do caso Português, elencando-se as prioridades manifestas e apontando, com base em referentes ilustrativos múltiplos, as incongruências e insuficiências de maior relevo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.