As concepções de estágio supervisionado e supervisão de estágio:

o que revela a produção do conhecimento em Serviço Social?

Autores

  • Melissa Ferreira Portes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2024v27n3p600

Palavras-chave:

Serviço Social, Estágio Supervisionado, Supervisão de Estágio

Resumo

Neste trabalho serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa implementada por ocasião da realização de estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse texto apresentar-se-á discussões relativas ao primeiro procedimento metodológico adotado na pesquisa, qual seja, a revisão de literatura sobre o tema, com o objetivo de problematizar as concepções de estágio supervisionado e supervisão de estágio. Como fontes dessa revisão, selecionaram-se artigos publicados nas revistas brasileiras da área específica do Serviço Social classificados entre os estratos qualis A1 e A4, compreendendo o período de janeiro 2020 a abril de 2024. Os descritores utilizados para identificação das fontes foram: estágio supervisionado e supervisão de estágio. Sinteticamente, pode-se dizer que o estágio é entendido principalmente a partir de diferentes perspectivas: como atividade didático-pedagógica, como capacitação para o exercício profissional e como momento privilegiado para a elaboração de sínteses teórico-práticas. Quanto à supervisão de estágio, esta é identificada como atribuição privativa do assistente social, como instrumento de acompanhamento e avaliação de estudantes estagiários e como componente curricular que articula formação e trabalho profissional. Tais acepções, do ponto de vista da pesquisadora, evidenciam dissensos sobre o estágio e sobre a supervisão quando as acepções identificadas são relacionadas aos princípios e diretrizes do projeto de formação em serviço social atualmente defendido.

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Biografia do Autor

Melissa Ferreira Portes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL

Assistente Social e Docente do departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre formação e trabalho profissional- GEFORT- .

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

PORTES, Melissa Ferreira. As concepções de estágio supervisionado e supervisão de estágio: : o que revela a produção do conhecimento em Serviço Social?. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 600–647, 2024. DOI: 10.5433/1679-4842.2024v27n3p600. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/51540. Acesso em: 16 jan. 2025.