Entre a pesquisa e a ação

operacionalização do método da Pesquisa-Ação no Guaraguaçu, Litoral do Paraná

Autores

Palavras-chave:

metodologias participativas, extensão universitária, comunidade caiçara, associação comunitária, Pontal do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese das características da Pesquisa-Ação e propõe uma estratégia de operacionalização deste método. Para tanto, busca-se situar a Pesquisa-Ação como um método que propõe uma ruptura com as metodologias convencionais e que possui um aparato teórico, epistemológico e metodológico já consolidado no campo das metodologias participativas. Para propor uma estratégia de operacionalização da Pesquisa-Ação em casos reais, este artigo apresenta algumas experiências empíricas construídas coletivamente na comunidade do Guaraguaçu, no litoral do Paraná. Conclui-se que não há uma receita de Pesquisa-Ação e que as suas etapas de operacionalização não são rígidas ou estanques, eles podem ter ordens diferentes e também ocorrer de forma simultânea. A experiência na comunidade do Guaraguaçu revela a potência dos espaços associativos na organização comunitária.

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Biografia do Autor

Evandro Cardoso do Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Historiador, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral (PPGDTS/UFPR Litoral). 

Cassio Pereira, Universidade Federal do Paraná

Biólogo, mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Valdir Frigo Denardin, Universidade Federal do Paraná

Economista, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral.

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Publicado

04-11-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Evandro Cardoso do; PEREIRA, Cassio; DENARDIN, Valdir Frigo. Entre a pesquisa e a ação: operacionalização do método da Pesquisa-Ação no Guaraguaçu, Litoral do Paraná. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 455–479, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/51353. Acesso em: 8 nov. 2024.