A intervenção em comunidades: a importância da metodologia ABCD na prática dos assistentes sociais com pessoas em situação de sem-abrigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n2p279

Palavras-chave:

Serviço social, Direito a moradia, Metodologia ABCD, Pessoas em situação de sem abrigo, Intervenção em comunidade

Resumo

Apresentar-se-á uma reflexão a partir da experiência teórico-prática advinda dos Estágios Curriculares em Serviço Social, realizados no âmbito da política de saúde no período de 2019 a 2020. Salienta-se o projeto de intervenção voltado à execução da Educação Permanente em Saúde à equipe de trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial de Canoas, no Rio Grande do Sul. Entende-se a Educação Permanente em Saúde como uma estratégia metodológica para se refletir e avaliar a implantação e implementação da Política de Saúde Mental nos dias atuais, pois representa um importante meio de resistência perante os retrocessos enfrentados nos últimos anos. Os principais resultados evidenciados foram a reafirmação da dimensão política dos trabalhadores da saúde mental, a criticidade deles sobre a desassistência, subfinanciamento e invisibilidade da saúde mental que impacta uma parcela crescente da população usuária do SUS, em especial, durante a pandemia (2019-2020) da covid-19.

 

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Biografia do Autor

Adriana Regina Vettorazzi Schimitt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Assistente social no Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste (IFSC). 

Eduardo José da Silva Tomé Marque, Universidade dos Açores UAC– Portugal

Doutor pela Universidad Complutense de Madrid - Campus de Somosaguas: Pozuelo de Alarcon, Comunidad de Madrid. Professor at Universidade dos Açores

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SCHIMITT, Adriana Regina Vettorazzi; MARQUE, Eduardo José da Silva Tomé. A intervenção em comunidades: a importância da metodologia ABCD na prática dos assistentes sociais com pessoas em situação de sem-abrigo. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 279–299, 2022. DOI: 10.5433/1679-4842.2022v25n2p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43822. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos