Aproximações à categoria estranhamento lukacsiana: em busca de contribuições ao debate feminista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n1p217

Palavras-chave:

Relação social de sexo/gênero, Estranhamento, Feminismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo aprofundar a compreensão da categoria estranhamento de Gyorgy Lukács, com vistas a identificar contribuições ao debate feminista. O intelectual apresenta a categoria estranhamento como o descompasso entre o desenvolvimento da personalidade humana e o desenvolvimento das capacidades humanas. Nesse processo, realiza a discussão do estranhamento da mulher como uma questão relevante para a compreensão dos dramas do ser social em seu tempo histórico. Sendo assim, demarca-se que para a luta emancipatória das mulheres é fundamental apreender os mecanismos que atuam no processo que impulsiona e também retrai as possibilidades de interferir com autonomia e consciência crítica sobre a reprodução dessa sociabilidade desigual entre as pessoas. É nesse contexto que se apresenta o debate de Lukács, especialmente sobre o estranhamento e o estranhamento da mulher, como um contributo a potencializar estratégias libertadoras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cecilia Olivio, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente Social, Prefeitura Municipal de Florianópolis/Universidade Federal de Santa Catarina mestra em Serviço Social e estudante de doutorado

Maria Regina de Ávila Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente Social, Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Serviço Social

Referências

ANDRADE, Juliana Thais Matos. Produção em massa e manipulação do consumo: considerações a partir da crítica lukacsiana. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

BELLI, Gioconda. A mulher habitada. Rio de Janeiro: Record, 2000.

CALADO, Joana das Neves. O caráter do patriarcado na ordem social do capital: um estudo sobre a relação entre exploração e dominação da mulher trabalhadora na contemporaneidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

FORTES, Ronaldo Vielmi. O estranhamento da mulher na ontologia de Lukács: o problema da emancipação feminina na sociabilidade do capital. In: TORRIGLIA, Patricia Laura; MÜLLER, Ricardo Gaspar; LARA, Ricardo; ORTIGARA, Vidalcir (org.). Ontologia e crítica do tempo presente. Florianópolis: Em Debate, 2015. p. 217-230.

LUKÁCS, György. Conversando com Lukács: entrevista a Léo Koefler, Wolfgang Abendroth e Hans Heinz Holtz. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

OLIVIO, Maria Cecilia. Mediações para compreensão da relação social de sexo desde uma perspectiva de classe. In: CONGRESSO MUNDOS DE MULHERES, 13.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11., 2017, Floranópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Violência de gênero: o lugar da práxis na construção da subjetividade. Lutas Sociais, São Paulo, n. 2, p. 59-79, 1997.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

OLIVIO, M. C.; MOREIRA, M. R. de Ávila. Aproximações à categoria estranhamento lukacsiana: em busca de contribuições ao debate feminista. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 217–235, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v23n1p217. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/38538. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos