Nhanderekô Eg Kanhró: o audiovisual fortalecendo a escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n2p446

Palavras-chave:

Comunicação audiovisual. Educação indígena, Identidade, Interculturalidade

Resumo

O artigo apresenta a experiência desenvolvida no projeto Entre os saberes da escola indígena e da universidade: a comunicação audiovisual como elemento de expressão, articulação e fortalecimento da organização dos professores indígenas. Com o nome indígena Nhanderekô Eg Kanhró, em Guarani e Kaingang, o projeto discute o que seria o “nosso jeito” de educar nas escolas indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como estratégia de expressão, articulação e fortalecimento das especificidades da Escola Indígena. Foram desenvolvidas oficinas colaborativas de produção audiovisual e rodas de conversa inspiradas no pensamento de Paulo Freire (1985) e no projeto Vídeo nas Aldeias (ARAÚJO, 2015; PINHANTA, 2004). Para a produção científica, nos baseamos na noção de participação observante de Wacquant (2002).

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Biografia do Autor

Monica Panis Kaseker, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Sociologia pela UFPR, com período sanduíche na UAM-X DF/México. Jornalista e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Graduação em Jornalismo da UEL.

Lucas Fernando Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), jornalista.

Yago Junio Queiroz, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Kaingang Fulniô do Projeto Nhanderekô Eg Kanhró

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

KASEKER, Monica Panis; RIBEIRO, Lucas Fernando; QUEIROZ, Yago Junio. Nhanderekô Eg Kanhró: o audiovisual fortalecendo a escola indígena. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 446–463, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v23n2p446. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/38527. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos