Habitação de Interesse Social em Porto Alegre – Um estudo retrospectivo das políticas municipais cotejado com a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida

Autores

  • Marcos Pereira Diligenti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Idilia Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Tiago de Campos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p5

Palavras-chave:

Programa MCMV, Políticas públicas municipais em Porto Alegre, Cidades inclusivas, Direitos humanos, COMATHAB

Resumo

As políticas públicas na área da Habitação de Interesse Social no Brasil, foram significativamente intensificadas com a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) em nível federal, a partir de março de 2009. Os resultados quantitativos na produção de moradias foram substanciais, no entanto, faz-se necessária uma análise crítica do Programa no que diz respeito à produção de cidades. O objetivo deste artigo é estabelecer um cotejamento das políticas até então adotadas, com foco na Cidade de Porto Alegre, para verificar se a posterior centralização dos recursos federais foi o caminho mais acertado para a desejável promoção de cidades inclusivas, participativas e democráticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Pereira Diligenti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile/Santiago em Viviendas Sociales. Pós-Doutorado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa em Arquitetura e Urbanismo na área da Habitação Social. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Idilia Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora visitante da Universidade Luterana do Brasil. Professora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Tiago de Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Bolsista BPA/PUCRS.

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

DILIGENTI, M. P.; FERNANDES, I.; CAMPOS, T. de. Habitação de Interesse Social em Porto Alegre – Um estudo retrospectivo das políticas municipais cotejado com a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 5–24, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32160. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos