Trabalho em rede. Um olhar sobre a garantia da integralidade dos direitos da criança e do adolescente a partir da política de saúde em Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2016v19n1p109Palavras-chave:
Direitos da criança e do adolescente, Rede intersetorial, Integralidade, SaúdeResumo
O presente artigo apresenta algumas reflexões resultantes de uma pesquisa que buscou analisar a organização do Trabalho em Rede voltado à garantia da integralidade dos direitos da criança e do adolescente, a partir da Política de Saúde, tendo como lócus o município de Curitiba-PR. A pesquisa, de natureza qualitativa, compreendeu uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e, sequencialmente, uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados treze trabalhadores do território e da gestão inseridos em serviços, órgãos e espaços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no Distrito Sanitário Bairro Novo. Como principais resultados, destaca-se que o trabalho desenvolvido pela Rede de Proteção é um avanço inegável, ainda que a falta de transversalidade, de visão de totalidade, a dificuldade de comunicação e de corresponsabilização de todos os atores envolvidos no SGDCA, assim como a falta de um ator que assuma e exerça o papel de articulador dos demais atores, faz com que esse trabalho não constitua de fato uma Rede Intersetorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Serviço Social em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.