A política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei no Brasil: da descentralização político-administrativa às relações multiescalares
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p101Palavras-chave:
Espaço, Território, Região, Políticas Sociais, Medidas SocioeducativasResumo
Este artigo reflete o processo de descentralização que ocorreu no Brasil a partir de 1990 e seu desprezo pela espacialidade das políticas públicas. Discute a relevância da perspectiva analítica das estratégias multiescalares para o planejamento e a gestão da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental realizada a partir da apreensão e da aplicação dos conceitos de espaço, região e território. Como conclusão são apresentadas as tensões e intersecções entre as escalas (local/regional/nacional) e seus respectivos níveis de poder no que se refere à espacialidade do atendimento socioducativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.