Reestruturação produtiva do capital, pauperização e desigualdade social na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2016v18n2p52Palavras-chave:
Reestruturação Produtiva – Exploração capital/trabalho Informalização do trabalho – pauperização – desigualdade social.Resumo
O estudo, aqui apresentado, procura demonstrar que a reestruturação produtiva do capital, iniciada como enfrentamento à crise estrutural da década de 1970, incide fortemente, na pauperização e na desigualdade social persistentes no continente latino americano. A partir da ampliação da exploração capital/trabalho (combinação da mais-valia absoluta e mais valia relativa) e da informalização das relações de trabalho é possível demonstrar que as condições de vida de grande parcela da classe trabalhadora latino-americana está cada vez mais precarizada e com um futuro incerto, pois não se encontra inserida na Seguridade Social de seus países.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.