Redes de suporte social e (in)acesso a direitos em famílias monoparentais femininas

Autores

  • Sonia Guadalupe Instituto Superior Miguel Torga, CEPESE, CIES-IUL
  • Sandra Tavares Câmara Municipal de Cantanhede
  • Rosa Monteiro Instituto Superior Miguel Torga, Centro de Estudos Sociais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p41

Palavras-chave:

monoparentalidade, vulnerabilidade social, rede de suporte social, iliteracia em direitos.

Resumo

O estudo caracteriza as redes de suporte social e o (in)acesso a direitos de famílias monoparentais femininas em situação de vulnerabilidade social. A amostra de 29 mulheres beneficiárias de um banco de recursos da zona centro de Portugal, é constituída na maioria por mães divorciadas, com idades entre os 18 e os 61 anos, com baixos níveis de escolaridade e predominantemente desempregadas. Os resultados revelam desproteção familiar, sendo que a maioria não beneficia de direitos consagrados, experienciando privação material. As redes de suporte informal são pequenas e coesas, centradas nas relações familiares, verificando-se uma forte reciprocidade mas níveis moderados de apoio emocional e baixos de apoio material/instrumental e informativo, não representando um apoio compensatório da situação de vulnerabilidade social. Urgem políticas públicas que potenciem uma efetiva proteção social das mulheres e crianças desta configuração familiar e estratégias de intervenção emancipadoras que ultrapassem a iliteracia em direitos e favoreçam a cidadania.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sonia Guadalupe, Instituto Superior Miguel Torga, CEPESE, CIES-IUL

Assistente Social; Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga; Investigadora integrada do CEPESE, Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade; Investigadora associada do CIES-IUL, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa; Licenciada em Serviço Social; Mestre em Família e Sistemas Sociais; Doutorada em Saúde Mental; Doutoranda em Serviço Social. Portugal. E-mail: guadalupe@ismt.pt

Sandra Tavares, Câmara Municipal de Cantanhede

Assistente Social; Licenciada em Serviço Social; Mestre em Psicologia Clínica, Ramo de Família e Intervenção Sistémica. Portugal.

Rosa Monteiro, Instituto Superior Miguel Torga, Centro de Estudos Sociais

Socióloga; Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga; Investigadora do CES-UC, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Doutorada em Sociologia. Portugal.

Downloads

Publicado

25-12-2015

Como Citar

GUADALUPE, S.; TAVARES, S.; MONTEIRO, R. Redes de suporte social e (in)acesso a direitos em famílias monoparentais femininas. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 41–63, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v17n2p41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/21731. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos