Os programas de assistência estudantil do ensino supeior no Brasil: a experiência da UTFPR-Dois Vizinhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p05Palabras clave:
Estado, Políticas Sociais, Políticas Educacionais, Ensino Superior, Assistência Estudantil, Acesso e Permanência.Resumen
Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e objetiva analisar a contribuição das políticas de assistência estudantil, como forma de proporcionar condições de acesso, permanência e conclusão de curso, tendo por base a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Dois Vizinhos. Nas últimas décadas, o governo federal tem apresentado propostas de expansão do ensino superior, bem como políticas de assistência estudantil. O estudo pretende mostrar como se constituiu o Estado Burguês e como a ideologia burguesa influencia as ações do Estado, sustentando as proposições das políticas sociais, particularmente as educacionais. Objetiva-se, ainda, compreender a configuração atual da política de educação superior brasileira, focando nos atuais contornos normativos da assistência estudantil. Para finalizar, busca-se analisar a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, traçando assim algumas considerações sobre a temática. A partir da pesquisa quantitativa realizada com os dados do Sistema Acadêmico da UTFPR-DV, dos documentos e normativas da instituição (editais, regulamentos, relatórios etc.), observa-se que os principais resultados e conclusões sinalizam que os programas de assistência estudantil têm sido fundamentais para a permanência dos alunos com dificuldades socioeconômicas no ensino superior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Juliana Palavezzini, Francis Mary Mary Guimarães Nogueira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





