Os programas de assistência estudantil do ensino supeior no Brasil: a experiência da UTFPR-Dois Vizinhos

Autores

  • Juliana Palavezzini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francis Mary Mary Guimarães Nogueira Unioeste – Campus Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p05

Palavras-chave:

Estado, Políticas Sociais, Políticas Educacionais, Ensino Superior, Assistência Estudantil, Acesso e Permanência.

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e objetiva analisar a contribuição das políticas de assistência estudantil, como forma de proporcionar condições de acesso, permanência e conclusão de curso, tendo por base a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Dois Vizinhos. Nas últimas décadas, o governo federal tem apresentado propostas de expansão do ensino superior, bem como políticas de assistência estudantil. O estudo pretende mostrar como se constituiu o Estado Burguês e como a ideologia burguesa influencia as ações do Estado, sustentando as proposições das políticas sociais, particularmente as educacionais. Objetiva-se, ainda, compreender a configuração atual da política de educação superior brasileira, focando nos atuais contornos normativos da assistência estudantil. Para finalizar, busca-se analisar a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, traçando assim algumas considerações sobre a temática. A partir da pesquisa quantitativa realizada com os dados do Sistema Acadêmico da UTFPR-DV, dos documentos e normativas da instituição (editais, regulamentos, relatórios etc.), observa-se que os principais resultados e conclusões sinalizam que os programas de assistência estudantil têm sido fundamentais para a permanência dos alunos com dificuldades socioeconômicas no ensino superior.

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Biografia do Autor

Juliana Palavezzini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Assistente Social do Departamento de Educacao da UTFPR-DV. Possui graduação em Serviço Social pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), concluída em 2007. Especialização em Planejamento Educacional de Docência no Ensino Superior, pela ESAB -(Escola Superior Aberta do Brasil),concluída em 2011. Mestre pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Parana) concluído em 2014.

Francis Mary Mary Guimarães Nogueira, Unioeste – Campus Cascavel

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Graduação em Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – campus de Cascavel. Pesquisa, nos últimos anos, as Missões Educativas da República Bolivariana da Venezuela.

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Publicado

29-12-2014

Como Citar

PALAVEZZINI, Juliana; MARY GUIMARÃES NOGUEIRA, Francis Mary. Os programas de assistência estudantil do ensino supeior no Brasil: a experiência da UTFPR-Dois Vizinhos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 05–26, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/20196. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos