Educação, luta de classes e políticas educacionais no contexto da contrarreforma: notas sobre a UERN

Autores

  • Hiago Trindade UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p228

Palavras-chave:

Educação. Luta de classes. Ensino superior. Contrarreforma

Resumo

RESUMO: O presente texto é resultado de uma revisão de literatura e pesquisa documental e se destina a promover reflexões sobre o universo e as determinações das lutas de classes que perpassam a materialização da educação de forma geral, particularizando nosso enfoque no processo de contrarreforma que tem acometido, de maneira singular, o ensino superior. Concluímos com algumas reflexões que apontam para detectar um processo de transmutação de um direito em serviço, a perda de um horizonte crítico-reflexivo nos processos de ensino e aprendizagem, a reconfiguração das bases que abrigam o cálcio teórico-metodológico na formação profissional entre outros aspectos.

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

TRINDADE, H. Educação, luta de classes e políticas educacionais no contexto da contrarreforma: notas sobre a UERN. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 228–248, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p228. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/17383. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos