Educação, luta de classes e políticas educacionais no contexto da contrarreforma: notas sobre a UERN
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p228Palavras-chave:
Educação. Luta de classes. Ensino superior. ContrarreformaResumo
RESUMO: O presente texto é resultado de uma revisão de literatura e pesquisa documental e se destina a promover reflexões sobre o universo e as determinações das lutas de classes que perpassam a materialização da educação de forma geral, particularizando nosso enfoque no processo de contrarreforma que tem acometido, de maneira singular, o ensino superior. Concluímos com algumas reflexões que apontam para detectar um processo de transmutação de um direito em serviço, a perda de um horizonte crítico-reflexivo nos processos de ensino e aprendizagem, a reconfiguração das bases que abrigam o cálcio teórico-metodológico na formação profissional entre outros aspectos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.