O Programa Bolsa Família a partir do território: O trabalho social com as famílias beneficiárias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p167Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o trabalho social com famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) a partir do território, eixo estruturante da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Considerando a experiência prática bem como a atuação profissional, se faz necessário uma compreensão do trabalho social realizado com essas famílias enquanto possibilidade de uma intervenção qualificada nas necessidades e demandas apresentadas pelos beneficiários, tendo como parâmetro o aumento das políticas sociais de transferência de renda e o seu enfrentamento à pobreza. Neste sentido, contextualiza o programa federal de transferência de renda, bem como discorre sobre seus objetivos e critérios. Logo em seguida o situa no trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como as orientações dadas pela PNAS enquanto público prioritário das ações às famílias beneficiárias do programa. A partir das orientações dadas pelas legislações e teorias que direcionam a prática e atuação do assistente social com essas famílias é necessário que seja desenvolvido um trabalho em rede articulado com as demais políticas no território bem como de que as necessidades das famílias e intervenções profissionais considerem o local em que as famílias vivem.
Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Território. Família. Centro de Referência da Assistência Social. Proteção Social Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tatiana de Oliveira Stechi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





