O Programa Bolsa Família a partir do território: O trabalho social com as famílias beneficiárias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p167Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o trabalho social com famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) a partir do território, eixo estruturante da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Considerando a experiência prática bem como a atuação profissional, se faz necessário uma compreensão do trabalho social realizado com essas famílias enquanto possibilidade de uma intervenção qualificada nas necessidades e demandas apresentadas pelos beneficiários, tendo como parâmetro o aumento das políticas sociais de transferência de renda e o seu enfrentamento à pobreza. Neste sentido, contextualiza o programa federal de transferência de renda, bem como discorre sobre seus objetivos e critérios. Logo em seguida o situa no trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como as orientações dadas pela PNAS enquanto público prioritário das ações às famílias beneficiárias do programa. A partir das orientações dadas pelas legislações e teorias que direcionam a prática e atuação do assistente social com essas famílias é necessário que seja desenvolvido um trabalho em rede articulado com as demais políticas no território bem como de que as necessidades das famílias e intervenções profissionais considerem o local em que as famílias vivem.
Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Território. Família. Centro de Referência da Assistência Social. Proteção Social Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.