Os fundamentos que sustentaram o surgimento das escolas de reforma no Brasil

Autores

  • Viviani Yoshinaga Carlos FECEA
  • Silvia Alapanian UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p103

Palavras-chave:

socioeducação, educação, assistência, Escolas de Reforma

Resumo

Neste ensaio, apresentamos os fundamentos ideológicos que derem sustentabilidade para a elaboração e organização das primeiras Escolas de Reforma no Brasil. Precursoras do modelo de socioeducação que temos nos dias de hoje, estas Escolas foram idealizadas a partir dos estudos de médicos e juristas brasileiros no início do século XX, que justificaram a necessidade de intervenção do Estado face à criminalidade da infância e da adolescência pobres do país, defendendo uma ideia de educação articulada à justiça e assistência.

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Biografia do Autor

Viviani Yoshinaga Carlos, FECEA

Mestre em Serviço Social e Política Social (UEL). Professora do curso de Serviço Social (FECEA).

Silvia Alapanian, UEL

Doutora em Serviço Social (PUC-SP). Professora do curso de Serviço Social (UEL).

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Publicado

30-07-2013

Como Citar

YOSHINAGA CARLOS, V.; ALAPANIAN, S. Os fundamentos que sustentaram o surgimento das escolas de reforma no Brasil. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 103–129, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v15n2p103. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16104. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos