A universidade, a educação social e a formação do socieducador

Autores

  • Irandi Pereira Universidade Bandeirante / Anhanguera – São Paulo.
  • Rosa Elisa Mirra Barone Universidade Bandeirante / Anhanguera São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p05

Palavras-chave:

Universidade, educação social, formação do socioeducador

Resumo

O artigo discute as relações entre a universidade e a socioeducação e seus desdobramentos na formação do socioeducador com apoio na concepção de uma educação vinculada aos direitos coletivos. Destaca as relações entre teoria e as ações da educação social, a formação continuada do socioeducador, a partir de três eixos: aspectos do ensino superior no Brasil, o chamamento à educação de caráter mais geral frente às demandas decorrentes do contexto contemporâneo, no qual a educação formal, em seus diferentes níveis, não consegue atender às solicitações de crianças, jovens e adultos das camadas populares e, ainda, os requerimentos necessários à formação continuada do socioeducador. As leituras mostraram que o debate é insuficiente diante das experiências de socioeducação realizadas nos cenários internacional e nacional. Há um campo a ser efetivamente constituído

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irandi Pereira, Universidade Bandeirante / Anhanguera – São Paulo.

Doutora em Educação – USP; docente e coordenadora do Mestrado Profissional Universidade Bandeirante / Anhanguera – São Paulo.           Adolescente em Conflito com a Lei da  e-mail: irandip@gmail.com

Rosa Elisa Mirra Barone, Universidade Bandeirante / Anhanguera São Paulo

Doutora em Educação – PUC-SP; docente no Mestrado Profissional        Adolescente em Conflito com a Lei da Universidade Bandeirante / Anhanguera             São Paulo. e-mail: rebarone@uol.com.br

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

PEREIRA, Irandi; BARONE, Rosa Elisa Mirra. A universidade, a educação social e a formação do socieducador. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 05–20, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/14570. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos