Ações preventivas no contexto da vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p108Palavras-chave:
infância, vulnerabilidade, educação, prevenção, psicologiaResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar as ações preventivas desenvolvidas pela equipe multidisciplinar de uma ONG de Londrina, destinadas a crianças e adolescentes em situação de risco. Os resultados obtidos revelam que as práticas desenvolvidas pelo psicólogo estão alocadas em três frentes de atuação: a institucional, realizada diretamente com os educadores; a educação social, realizada dentro da entidade com as crianças e os adolescentes; a psicossocial, que se subdivide em dois blocos, o da emancipação política da comunidade e o do atendimento sistematizado às famílias. Verificou-se que as ações preventivas dividem-se em dois grupos: as ações voltadas ao processo educacional, ou seja, valorizar a capacidade individual das crianças, criação de vínculo entre profissional e educando como condição indispensável de trabalho e promoção do desenvolvimento infantil através das oficinas, e as ações destinadas à conquista da autonomia, isto é, oportunizar escolhas, ajudar na construção de projetos de vida, formar cidadãos conscientes, produção de temporalidade como recurso à subjetividade capitalística e estratégias para aprender a resolver problemas.Downloads
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