Ações preventivas no contexto da vulnerabilidade social

Autores

  • Luiz Eduardo de Azevedo Rossini UEL. Psicólogo. Especialista em Gestão de Políticas para a Criança e a Juventude. luizeduardorossini@gmail.com
  • Mari Nilza Ferrari de Barros UEL. Docente aposentada do curso de Psicologia. Mestrado em Psicologia Social - PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p108

Palavras-chave:

infância, vulnerabilidade, educação, prevenção, psicologia

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as ações preventivas desenvolvidas pela equipe multidisciplinar de uma ONG de Londrina, destinadas a crianças e adolescentes em situação de risco. Os resultados obtidos revelam que as práticas desenvolvidas pelo psicólogo estão alocadas em três frentes de atuação: a institucional, realizada diretamente com os educadores; a educação social, realizada dentro da entidade com as crianças e os adolescentes; a psicossocial, que se subdivide em dois blocos, o da emancipação política da comunidade e o do atendimento sistematizado às famílias. Verificou-se que as ações preventivas dividem-se em dois grupos: as ações voltadas ao processo educacional, ou seja, valorizar a capacidade individual das crianças, criação de vínculo entre profissional e educando como condição indispensável de trabalho e promoção do desenvolvimento infantil através das oficinas, e as ações destinadas à conquista da autonomia, isto é, oportunizar escolhas, ajudar na construção de projetos de vida, formar cidadãos conscientes, produção de temporalidade como recurso à subjetividade capitalística e estratégias para aprender a resolver problemas.

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Publicado

26-12-2012

Como Citar

ROSSINI, Luiz Eduardo de Azevedo; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Ações preventivas no contexto da vulnerabilidade social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 108–136, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13918. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos