A Vigilância Social na Política de Assistência Social: uma aproximação conceitual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p130Palavras-chave:
vigilância social, vulnerabilidade social, risco social e territórioResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma inicial aproximação com o conceito de Vigilância Social, em função de sua inserção, de forma central, na Política de Assistência Social em vigor. O estudo aborda também os conceitos de Vulnerabilidade Social, Risco Social e Território por estarem postos na circunscrição do conceito de vigilância social apontado no texto normativo. O caminho reflexivo seguiu a lógica de apresentar, primeiramente, uma discussão teórica do conceito de vigilância, recorrendo à definição de vigilância no campo da saúde pública. Proporciona uma discussão do posto nas orientações oficiais sob a égide de elemento orientador para a operação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o diálogo com autores que discutem esses conceitos - Vulnerabilidade Social, Risco Social e Território - relacionados à Política de Assistência Social. As conclusões apontam no sentido de aprofundamento do tema como elemento impulsionador a promover a necessária articulação entre a leitura socioterritorial e as funções protetivas previstas na operação da política em tela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Luiza Amaral Rizzotti, Thaís Gaspar Mendes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





