Violência doméstica contra a criança e rede de proteção social: uma análise sobre articulação em rede

Autores

  • Cássia Araújo Moraes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v14n2p119

Palavras-chave:

Direitos. Criança e adolescente. Estado. Violência doméstica. Rede de Proteção.

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2011, apresenta reflexões sobre a articulação em rede de Proteção Social à criança vítima de violência doméstica. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como a rede de proteção social à criança vítima de violência doméstica vem atuando no município de Miracema do Tocantins – TO. A proposta da pesquisa se baseou na compreensão de que a boa articulação em rede, a existência de políticas públicas relacionadas à Criança e a execução do Estatuto da Criança e do Adolescente são fatores fundamentais para uma efetiva proteção aos direitos básicos da Criança, ou seja, a articulação da política de atendimento disposta no ECA com a Política Nacional de Assistência Social. Para a análise da realidade, apropriamo-nos das seguintes categorias: infância, família, Estado, direitos sociais, políticas sociais, questão social, proteção social, sociedade civil, conselho tutelar, Justiça da criança e do adolescente e violência doméstica. Assim, concluímos que esta articulação em rede no município encontra-se fragmentada, tanto por falta de investimento do poder público, resultando na ausência de instituições governamentais e não governamentais, como pela falta de articulação desses órgãos existentes no município.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cássia Araújo Moraes, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFESS/UFT). Assistente social. E-mail: cassia_moara@hotmail.com

Downloads

Publicado

27-06-2012

Como Citar

MORAES, C. A. Violência doméstica contra a criança e rede de proteção social: uma análise sobre articulação em rede. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 119–144, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v14n2p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13257. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos