Formação continuada e pós-graduação: introito retrospectivo do Serviço Social

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Universidade de Taubaté/SP - UNITAU
  • Juliana Alves Barbosa Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v14n2p214

Palavras-chave:

Pós-graduação. Formação continuada. Serviço social.

Resumo

O assistente social na busca de efetivação das suas competências profissionais depara-se com a necessidade constante de atualizar-se, pois a amplitude e as dimensões que envolvem seu campo de intervenção demandam isso dele. A inexistência de dicotomia entre a natureza teórica e prática do Serviço Social reforça a importância desta análise. Portanto, sob o respaldo da Teoria Social Crítica, objetiva-se com este estudo contribuir para que as discussões em torno da formação continuada e consequentemente do exercício profissional constituam-se como centro das discussões. A análise bibliográfica, ora empreendida, materializa-se numa produção qualitativa e exploratória, ancorada na revisão da literatura sobre o tema Formação Continuada e Política Nacional de Pós-Graduação sob o enfoque do Serviço Social. A perspectiva analítica empreendida neste estudo permite apontar que, a questão da formação continuada e da Pós-Graduação, entremeadas pela conjuntura neoliberal, deve ser reforçada reiteradas vezes por parte de uma categoria profissional que busca constante sintonia com as alterações evolutivas que se verificam no interior da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Universidade de Taubaté/SP - UNITAU

Universidade de Taubaté/SP – UNITAU. Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. E-mail: nilsenmarcondes@gmail.com

Juliana Alves Barbosa, Universidade de Taubaté - UNITAU

Universidade de Taubaté – UNITAU. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e Mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. E-mail: juliana-alvesbarbosa@hotmail.com

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Universidade de Taubaté – UNITAU. Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Chefe de Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté e Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. E-mail: elisabrisola@uol.com.br

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Publicado

27-06-2012

Como Citar

MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BARBOSA, Juliana Alves; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Formação continuada e pós-graduação: introito retrospectivo do Serviço Social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 214–235, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v14n2p214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13030. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos