Família Curitibana: uma metodologia do trabalho com famílias

Autores

  • Rosely Aparecida Bittencourt Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Maria de Lourdes Corres Perez SANROMAN Prefeitura Municipal de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v14n2p162

Palavras-chave:

Metodologia do trabalho com famílias. Projeto família curitibana. Proteção social. Vulnerabilidade social.

Resumo

O Projeto Família Curitibana, desenvolvido na Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), por meio da Fundação de Ação Social (FAS), é uma metodologia de trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social, traduzida em uma estratégia de abordagem técnica a um amplo conjunto de ações intersetoriais, das Políticas Sociais, como mecanismo de Proteção Social, reconhecido como Direito do Cidadão. A Proteção Social Pública por meio do Projeto em tela volta-se àquelas pessoas e famílias que vivem em condições de vulnerabilidade e risco social, pautando-se em uma visão de participação e atuação protagonista das famílias, rumo à autonomia e emancipação. O objetivo deste artigo é analisar o trabalho realizado com famílias no “Projeto Família Curitibana”, segundo diretrizes e preceitos da Assistência Social, sistematizando-o e  relacionando-o com metas intersetoriais de diferentes políticas públicas. O método empregado para coleta de dados é o da pesquisa documental, com consulta ao Protocolo de Gestão dos Centros de Referência da Assistência Social de Curitiba (CRAS), Protocolo de Gestão Intersetorial, Plano de Governo, relatórios Institucionais e de Avaliação do Projeto Família Curitibana. Para o Projeto foi estabelecido em Contrato de Gestão o atendimento a 7000 famílias entre 2009-2012, meta com tendência de atendimento integral no período. O Projeto já aponta resultados positivos, tanto quantitativos quanto qualitativos, no âmbito da proteção social às famílias, com redução das vulnerabilidades sociais, ou no âmbito da gestão, com a ampliação do monitoramento e controle destas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosely Aparecida Bittencourt, Prefeitura Municipal de Curitiba

Assistente Social, Supervisora Regional da Fundação de Ação Social, Prefeitura Municipal de Curitiba, Mestre em Educação pela UEPG, Doutora em Educação pela UDE-Uy. E-mail:  roselybittencourt@hotmail.com

Maria de Lourdes Corres Perez SANROMAN, Prefeitura Municipal de Curitiba

Assistente Social, pós-graduada em Segurança e Medicina do Trabalho e Metodologia do Trabalho com Famílias, atua como Diretora de Proteção Social Básica, da Fundação de Ação Social, Prefeitura Municipal de Curitiba. E-mail: corres@uol.com.br.

Downloads

Publicado

28-06-2012

Como Citar

BITTENCOURT, R. A.; SANROMAN, M. de L. C. P. Família Curitibana: uma metodologia do trabalho com famílias. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 162–187, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v14n2p162. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/11053. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos