Cartografia do lugar de moradia dos adolescentes com passagem pelo CENSE I de Londrina

Autores

  • Claudemir Zulim Centro de Socioeducação I de Londrina. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná.
  • Dione Lolis UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p124

Palavras-chave:

Cartografia, Lugar de moradia, Adolescentes em conflito com a lei, Ato infracional, Socioeducação

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise dos dados documentais obtidos na pesquisa realizada no Centro de Socioeducação I - CENSE I, de Londrina, que objetiva identificar, mapear e analisar as condições sócio-espaciais dos bairros de origem dos adolescentes com passagem pela Unidade. O CENSE I é uma unidade de internação provisória por onde passam todos os adolescentes apreendidos em flagrante de ato infracional e encaminhados à autoridade policial competente, que avalia se eles serão liberados para seus familiares ou se de acordo com a gravidade dos fatos que eles sejam ouvidos pelo representante do Ministério Público, enquanto aguardam as entrevistas para a realização das oitivas junto ao Juizado da Vara da Infância e Adolescência. Analisa os dados sobre o lugar de moradia dos adolescentes com passagem pela Unidade no ano de 2009. Utiliza as técnicas de Cartografia e de programas específicos com os quais foram produzidos gráficos e mapas onde são facilmente visualizados os locais de residência desses adolescentes. Verifica que os locais de maior concentração de adolescentes com passagem pelo CENSE I também concentram graves problemas sócio-espaciais, geralmente ligados a ocupações irregulares e em fundos de vale.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudemir Zulim, Centro de Socioeducação I de Londrina. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná.

Geógrafo, Especialista em Gestão de Centros de Socioeducação pela Universidade Estadual de Londrina. UEL/PR, Educador Social do Centro de Socioeducação I de Londrina. CENSE I

Dione Lolis, UEL

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Araraquara) (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Serviço Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Araraquara) (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais e cidadania, Serviço Social e sistema sócio-jurídico, enfrentamento à pobreza, criminalidade e violência, infância e juventude.
Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais e cidadania, Serviço Social e sistema sócio-jurídico, enfrentamento à pobreza, criminalidade e violência, infância e juventude.

Downloads

Publicado

15-07-2011

Como Citar

ZULIM, C.; LOLIS, D. Cartografia do lugar de moradia dos adolescentes com passagem pelo CENSE I de Londrina. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 124–144, 2011. DOI: 10.5433/1679-4842.2011v14n1p124. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10554. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos