Trabalho informal no sistema capitalista: uma análise do perfil do pintor de paredes na construção civil do município de Abaeté/MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v13n1p136Palavras-chave:
Trabalho informal, Pintor de paredes, Serviço social.Resumo
Diante das mudanças no mundo do trabalho, este artigo1 tenta construir um perfil do pintor de paredes informal da construção civil do município de Abaeté/MG articulando suas dimensões específicas com as dimensões do sistema capitalista sob a perspectiva marxista. O estudo, não só retrata algumas singularidades do pintor informal, mas também evidencia a precarização das relações de trabalho consubstanciadas na violação de direitos, na falta de representação sindical e na existência de contratos de trabalho paralelos fundamentados na transgressão da legislação trabalhista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.