Interdisciplinaridade, Serviço Social e penas alternativas: entre a tutela institucional e a emancipação dos sujeitos em conflito com a lei.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2009v12n1p43Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Penas alternativas, Responsabilização, Serviço Social.Resumo
O presente artigo tem como objetivo introduzir uma discussão sobre a interdisciplinaridade como alternativa metodológica de superação do modelo tradicional de ciência que prima pela fragmentação dos vários aspectos da vida social. Além disso, procura analisar no âmbito judiciário da aplicação de penas e medidas alternativas o paradoxo entre a tutela institucional e a emancipação dos sujeitos judicializados, bem como as possibilidades teóricas, técnicas e institucionais de se pensar em práticas interdisciplinaridades no contexto do assessoramento psicossocial prestado por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.