Imaginando-se professora de inglês

retratos do impacto do PIBID na identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p83-97

Palavras-chave:

Visual narrative inquiry, PIBID, Second language teacher identity

Resumo

Neste artigo, conto a história de Marcela, uma professora de inglês pré-serviço, que participava de uma iniciativa de PIBID envolvendo a elaboração e aplicação de atividades de leitura em inglês em duas escolas públicas. Discuto o impacto dessa experiência em sua identidade profissional. Adoto a pesquisa narrativa como metodologia, a qual considera a narrativa tanto como método quanto forma de se compreender uma experiência. Perspectivas historiadas sobre identidade, conhecimento docente e contexto informam este estudo. Os textos de campo abarcam narrativas visuais, desenhos contemplando o ensino de inglês, os quais são contextualizados por suas explicações, diários e autobiografia de aprendizagem de línguas escritos, e conversas gravadas sobre a experiência de ser bolsista PIBID. Esse material foi coletado ao longo do período de um ano acadêmico. Ser bolsista PIBID proporcionou à Marcela oportunidades de compor sentidos sobre sua própria biografia de aprendiz de línguas, refletir sobre a professora que gostaria de se tornar e negociar sua identidade profissional imaginada. Isso teve um impacto profundo na construção de sua identidade de professora de línguas.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Laurentiis Brandão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres (2018). Professora Adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. E-mail: anabrandao@unemat.br

Referências

BARCELOS, Ana Maria F. Student teachers’ beliefs and motivation, and the shaping of their professional identities. In: KALAJA, Paula; BARCELOS, Ana Maria F.; ARO, Mari; RUOHOTIE-LYHTY. (org.). Beliefs, agency and identity in foreign language learning and teaching. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016. p. 71-96.

BEIJAARD, Douwe. Teacher learning as identity learning: models, practices, and topics. Teachers and Teaching, London, v. 25, n. 1, p. 1-6, 2019.

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. First experiences of teaching EFL in metaphors. Teaching and Teacher Education, New York, NY, v. 97, p. 1-11, 2021.

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. O papel do PIBID na identificação de licenciandos com a docência. In: BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis; SOUZA, Shirlene Rohr (org.). O PIBID na UNEMAT: relatos e reflexões de formadores, professores e licenciandos. Cáceres, MT: Editora UNEMAT, 2023. v.1, p. 14-31.

BRITZMAN, Deborah P. Practice makes practice: a critical study of learning to teach. Albany, NY: State University of New York Press, 2003.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Perguntas ainda sem respostas na formação de professores de línguas. In: GIMENEZ, Telma; MONTEIRO, Maria Cristina de Góes (org.). Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. Campinas, SP: Pontes, 2010. p. 57-67.

CLANDININ, DJean. Engaging in narrative inquiry. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2013a.

CLANDININ, DJean. Learning to teach: a question of knowledge. Education Canada, Toronto, CA, v. 40, n. 1, p. 28-30, 2000.

CLANDININ, DJean. Personal practical knowledge: a study of teachers’ classroom images. In: CRAIG, Cheryl Joyce; MEIJER, Paulien C.; BROECKMANS, Jan (org.). From teacher thinking to teachers and teaching: the evolution of a research community. Bingley, UK: Emerald, 2013b. p. 67-95.

CLANDININ, DJean; CONNELLY, Michael. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.

CLANDININ, DJean; CONNELLY, Michael. Teachers’ professional knowledge landscapes: teacher stories - stories of teachers - school stories - stories of schools. Educational Researcher, Washington, US, v. 25, n. 3, p. 24-30, 1996.

CLANDININ, DJean; HUBER, Michael. Shifting stories to live by: interweaving the personal and professional in teachers’ lives. In: BEIJAARD, Douwe; MEIJER, Paulien C.; MORINE-DERSHIMER, Greta; TILLEMA, Harm (ed.). Teacher professional development in changing conditions. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2005. p. 43-59.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, DJean; HE, Ming Fang. Teachers' personal practical knowledge on the professional knowledge landscape. Teaching and Teacher Education, v. 13, n. 7, p. 665–674, 1997.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, DJean (ed.). Shaping a professional identity: stories of educational practice. New York: Teachers College Press, 1999.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, DJean. Teachers as curriculum planners: narratives of experience. New York: Teachers’ College Press, 1988.

ESTEFAN, Andrew; CAINE, Vera; CLANDININ, DJean. At the intersections of narrative inquiry and professional education. Narrative Works: Issues, Investigations, & Interventions, Montreal, QC, v. 6, n. 1, p. 15-37, 2016.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GIMENEZ, Telma. Tornando-se professores de inglês: experiências de formação inicial em um curso de Letras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, 2004. p. 171-187.

KANNO, Yasuko; STUART, Christian. Learning to become a second language teacher: identities-in-practice. The Modern Language Journal, Madison, v. 95, n. 2, p. 236-252, 2011.

MATEUS, Elaine; EL KADRI, Michele Salles; SILVA, Kleber A. Experiências de formação de professores de línguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

OLSEN, Brad. Teaching what they learn, learning what they live: how teachers’ personal histories shape their professional development. Boulder, CO: Paradigm, 2008.

SILVA, Kleber A.; ROQUE-FARIA, Helenice J. (org.). A formação de professores de línguas e o PIBID: experiências, crenças e identidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

TICKS, Luciane Kirchhof; MOTTA-ROTH, Désirée. O perfil do aluno de Letras constituído no/pelo processo formativo universitário. Gláuks: Revista de letras e artes, Viçosa, MG, v. 10, n. 1, p. 349-382, 2010.

VINZ, Ruth. Capturing a moving form: ‘becoming’ as teachers. English Education, Urbana, ILL, v. 29, n. 2, 137-146, 1997.

Publicado

2024-07-05

Como Citar

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. Imaginando-se professora de inglês: retratos do impacto do PIBID na identidade profissional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 83–97, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p83-97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49311. Acesso em: 22 jul. 2024.