“Por onde tá ‘o tu’?” no português falado no Maranhão

Autores

  • Cibelle Corrêa Béliche Alves Universidade de Brasília (UnB) Universidade Estadual do Maranhão-Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p13

Palavras-chave:

Geo-sociolinguística, Segunda Pessoa do Discurso, Português Falado no Maranhão.

Resumo

Este trabalho apresenta uma “fotografia geo-sociolinguística” do português falado no Maranhão no que concerne ao uso de tu e de você. Constituindo-se em um estudo de natureza geo-sociolinguística, ao aliar dois enfoques teóricos da variação regional – a dialetologia e a sociolinguística, a pesquisa verifica a relevância das variáveis sociais e linguísticas no comportamento dos falantes com relação ao uso das formas tu e você. O corpus da pesquisa, constituído a partir do banco de dados do Atlas Linguístico do Maranhão – Projeto ALiMA, é o resultado da aplicação de 28 entrevistas realizadas com informantes de ambos os sexos, agrupados em duas faixas etárias, nos municípios de São Luís e Pinheiro (Mesorregião Norte), Bacabal e Tuntum (Mesorregião Centro) e Alto Parnaíba e Balsas (Mesorregião Sul). A análise dos dados revela que, estatisticamente, o você se mostra como a forma mais frequente no falar maranhense, ao apresentar percentual de 61.6% das ocorrências. A análise mostra ainda que a alternância de tu e você é condicionada pela idade do falante e pela localidade à qual pertence. O tipo de relato também tem forte atuação na seleção das formas investigadas.

Biografia do Autor

Cibelle Corrêa Béliche Alves, Universidade de Brasília (UnB) Universidade Estadual do Maranhão-Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Aluna do Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília, Bolsista CAPES/REUNI. Professora-Pesquisadora da Uemanet, do Atlas Linguístico do Maranhão - Projeto ALiMA/UFMA/CNPq, do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB e do Projeto Plantas Medicinais do Nordeste: uma abordagem socioterminologica.

Downloads

Publicado

2012-01-21

Como Citar

BÉLICHE ALVES, Cibelle Corrêa. “Por onde tá ‘o tu’?” no português falado no Maranhão. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 13–31, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n1p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11776. Acesso em: 22 jul. 2024.