Sujeitos do Cárcere: nomeações e efeitos de sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p67

Palavras-chave:

Sujeito, Nomeação, Sistema prisional brasileiro.

Resumo

Este artigo analisa diferentes modos de nomear mobilizados pelo sistema prisional brasileiro para dizer do sujeito que vive no cárcere, privado de liberdade. Com fundamentação teórica, sobretudo, da Análise de Discurso de vertente francesa, busca-se compreender os efeitos de sentido em funcionamento pela escolha vocabular.  O mote é o Projeto de Extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina, intitulado “Direito e Cárcere – Remição da Pena pela Leitura”, estimulado e amparado pela Lei de Execução Penal (BRASIL, 2011), pela Recomendação n. 44 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ, 2013), pelos princípios orientadores das Diretrizes Nacionais para a Educação em Estabelecimentos Penais (BRASIL, 2010) e pelo Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (SANTA CATARINA, 2017). Analisam-se discursivamente esses marcos normativos para a Educação em Prisões no Brasil, especificamente no que concerne à nomeação dos sujeitos que estão atrás das grades, no intuito de compreender a implicação do fazer sentido nos processos discursivos das nomeações sobre a textualidade da lei.  Pela análise linguística da materialidade do corpus, há indícios de como as nomeações são  marcadas pelas estruturas de poder, enraizadas, cristalizadas e naturalizadas na sociedade e que se perpetuam há séculos.

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Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e Professora de Línguia Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Sandro Braga, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

é graduado em Comunicação Social Jornalismo (UFSC-1998) e em Letras Português (UFSC-2011); mestrado em Linguística na área da análise do discurso (UFSC-2001); doutorado em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC-2007). É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, sem Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.

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Publicado

2019-07-04

Como Citar

LORENSET, R. B. C.; BRAGA, S. Sujeitos do Cárcere: nomeações e efeitos de sentido. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 67–87, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/36322. Acesso em: 30 abr. 2024.