Arquitetura da arte de contar: A natureza sociológica e a comunicação estética no conto brasileiro contemporâneo

Autores

  • Márcia Adriana Dias Kraemer Faculdades Integradas Machado de Assis
  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p141

Palavras-chave:

Dialogismo, Gênero do Discurso, Conto.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do estudo de enunciados concretos sobre o gênero conto brasileiro contemporâneo em sua natureza sociológica e estética. Para desvelar o caminho da investigação, empreendemos a análise do processo de produção do texto literário, focalizando o conto, ao perpassar aspectos preponderantes do contexto de criação, da abordagem temática, da construção composicional e do estilo do gênero estudado. Na perspectiva materialista e dialética, acreditamos que o gênero discursivo conto constitui-se, segundo uma visão bakhtiniana, uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica; com características relativamente estáveis, vinculada a uma situação típica da comunicação social; com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, ligados à atividade humana. Os aspectos literários do gênero em foco, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Análise Dialógica do Discurso, revelam os vários movimentos na dinâmica da interação verbal. Assim, ao refletirmos acerca do conto brasileiro contemporâneo, podemos dimencionar a importância de seu reconhecimento para a leitura como construção dos sentidos. Trata-se de uma pesquisa teórica, com caráter qualitativo de análise da geração dos dados, fins explicativos e método de abordagem dialético.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Faculdades Integradas Machado de Assis

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens. Atua como professora de Ensino Superior e de Pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa Científica. Professora Titular nas Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA, Santa Rosa/RS. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada acerca do estudo de práticas discursivas em contextos específicos, atualmente, com enfoque no letramento acadêmico/científico e na participação periférica legítima em comunidades de produção de conhecimento.

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente, é professora Associada A da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando, principalmente, com os seguintes temas: ensino-aprendizagem de leitura, de gramática e de produção textual em língua portuguesa. Seu projeto de pesquisa refere-se à análise lingüística contextualizada às práticas de leitura e de produção textual, nos níveis de ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, gêneros discursivos das esferas literária, acadêmica e midiática, via Plano de Trabalho Docente.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

KRAEMER, M. A. D.; PERFEITO, A. M. Arquitetura da arte de contar: A natureza sociológica e a comunicação estética no conto brasileiro contemporâneo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 141–169, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/24550. Acesso em: 30 abr. 2024.