Sociolinguística e livro didático: uma análise exploratória

Autores/as

  • Abdelhak Razky Universidade Federal do Pará
  • Sandra Regina Feiteiro Rede Pública do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p309

Palabras clave:

Sociolinguística, Livro Didático, Variação Linguística.

Resumen

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar o tratamento da variação linguística nos livros didáticos de português do Ensino Médio e suscitar uma reflexão dos conceitos  decerto e errado,  variação linguística, mudança linguística e preconceito linguístico. Nesse sentido, analisaremos se o livro didático discute a variação linguística, compreendendo-a como resultado de uma diversidade de fatores socioculturais de uma comunidade linguística. Nosso corpus é composto por uma coleção de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, elaborada por Carlos Alberto Faraco, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2015). A pesquisa está inserida no diálogo entre a Sociolinguística e o ensino da língua materna, mais especificamente, nos estudos teórico-metodológicos de Bortoni-Ricardo (2004), Labov (2008), Faraco (2004), Alkmin (2005), entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio de Língua Portuguesa - PCNs (BRASIL, 2000). Para obtenção de resultados utilizamos a metodologia pautada na pesquisa descritivo-bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Conforme os resultados, verificamos que a elaboração atual na referida coleção destaca uma preocupação em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela sociolinguística.

Biografía del autor/a

Abdelhak Razky, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa - Université Hassan II Casablanca (1986), mestrado em Linguística - Université de Toulouse Le Mirail (1987), doutorado em Linguística - Université de Toulouse Le Mirail (1992) e pós-doutorado - Université de Toulouse Le Mirail (2003).

Sandra Regina Feiteiro, Rede Pública do Estado do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2014). Integrante do Grupo de Pesquisa (GeoLinTerm). Professora efetiva de Língua Portuguesa na rede pública do Estado do Pará (SEDUC-PA).

Publicado

2015-01-11

Cómo citar

RAZKY, Abdelhak; FEITEIRO, Sandra Regina. Sociolinguística e livro didático: uma análise exploratória. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 309–332, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p309. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21068. Acesso em: 3 jul. 2024.