Prescriptive texts for face-to-face and online learning: first source of stress for teachers?

Authors

  • Anna Rachel Machado PUC-SP
  • Lília Santos Abreu-Tardelli PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p11

Keywords:

Prescriptive texts, Stress, Educational Work.

Abstract

This paper aims at contributing to the comprehension of the factors determining teacher’s stress increase, both in face-to-face and online education. Starting from the interpretations of the results from the analyses of official prescriptive texts (for face-to-face and online education) about teacher’s work, these data were interpreted in the  light of the main concepts from the Activity Clinic (CLOT, 1999) concerning work in general and the characteristics of the prescriptions that can lead to the professional stress.

Author Biographies

Anna Rachel Machado, PUC-SP

Desenvolveu seus estudos de graduação em língua portuguesa e língua francesa, na PUC/Campinas, onde começou sua atividade docente. Qualificou-se como mestre em lingüística, na UNICAMP, com a dissertação Aspectos da complementação de verbos de percepção . Desenvolveu estudos de doutorado em lingüística aplicada, sob a direção da Dra. Angela Kleiman, com a pesquisa Leitura e produção de textos argumentativos na universidade . Em 1979, trabalhando na PUC/SP, continuou a desenvolver essa pesquisa, com a elaboração de material didático e com experiências didáticas. Em 1995, defendeu a tese O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola , no Programa de Estudos Pós-graduados em LAEL, da PUC/SP, sob orientação da Dra. Maria Cecília C. Magalhães e, durante quase dois anos (09/1993 06/1995), sob a direção do Dr. Jean-Paul Bronckart, na FAPSE da Universidade de Genebra.

Lília Santos Abreu-Tardelli, PUC-SP

É doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. É coautora de diversos livros didáticos e paradidáticos de língua inglesa e portuguesa, dentre eles, os da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos da Editora Parábola. É autora de diversos artigos nas áreas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e portuguesa, de linguística aplicada e do trabalho educacional. É professora do IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) desde 2005.

Published

2005-07-15

How to Cite

MACHADO, Anna Rachel; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Prescriptive texts for face-to-face and online learning: first source of stress for teachers?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 11–24, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3632. Acesso em: 8 jul. 2024.