Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve estar dentro do modelo estabelecido pela Revista. Clique aqui para baixar o nosso template, edite sem alterar a formatação pré-estabelecida, e preste atenção nos modelos de gráficos, referências, etc. Ao abrir o link, vá na seção "Arquivo" no canto superior esquerdo da tela, e escolha a opção "Fazer download" ou "Fazer uma cópia"
  • Cada número da revista Signum: Estudos da Linguagem aceita a submissão de um único texto por autor e, ao ter um texto publicado, é necessário aguardar o interstício de quatro números para fazer nova submissão (a partir de 2020).
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • 1. fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples; Quando tiver a necessidade de usar fonte fonética, utilizar somente o SilDoulosIPA;

    2. envio, obrigatório da folha de rosto, EM SEPARADO como documento suplementar, com o título, o nome do(s) autor(es), informações sobre sua filiação institucional, endereço para contato e uma breve biografia acadêmica (máx. 50 palavras) da qual constem: ano e instituição de mestrado e/ou doutorado; 

    3. envio do texto submetido à publicação SEM MARCAS DE AUTORIA.

    OBSERVAÇÕES:

    1- Se o texto for aceito para publicação, é necessário o envio das versões em duas línguas, a original e em inglês. Caso a original seja em inglês, a outra versão deve ser em português.

    2-  Se o texto for aceito para publicação, é necessário também o envio,  como documento suplementar, de uma declaração de revisão das duas versões que serão publicadas. Conforme o modelo que se encontra no link a seguir:



    https://drive.google.com/file/d/1Yr_J76sjvPNvVOQWtwvOchvLOfs9DpNb/view?usp=sharing



     


    SEQUÊNCIA DO ARTIGO:

    1. título em português, centralizado, em caixa alta e negrito;

    2. título em língua estrangeira (inglês);

    3. resumo em português (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras) seguido de 3 palavras-chave separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo;

    4. resumo e palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em língua estrangeira (inglês);

    5. subtítulos em caixa normal, em negrito e numerados em algarismos arábicos. Essa numeração não inclui a introdução, a conclusão ou as referências bibliográficas;

    6. citações: fonte Times New Roman 10;

    7. notas de rodapé ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. A chamada da nota deve aparecer em sobrescrito: fonte Times New Roman 9; 

    8. usar itálico em vez de sublinhado;

    9. para adentrar (tabular) o texto,usar a tecla de tabulação e não a de espaçamento; 

    10. usar 1 (um) adentramento para assinalar novos parágrafos; 

    11. as tabelas, ilustrações e anexos devem aparecer no espaço a eles destinado pelo(s) autor(es). Em hipótese alguma as tabelas, ilustrações ou anexos poderão ultrapassar as dimensões do corpo do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação. Tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser encaminhados também em arquivo separado. A resolução das imagens deve ser de no mínimo 300 dpi, em formato jpg, png ou tiff. Evitar o formato paisagem.

    12. as citações no corpo do artigo devem seguir o sistema de chamada alfabética, de acordo com o NBR/ABNT (mais atual). Não usar idem, ibid., ou ibidem, op cit.

    13. os anexos devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra "Anexo", sem adentramento, em caixa normal, em negrito, abaixo do fim do texto;

    14. referências bibliográficas segundo a norma NBR/ ABNT (mais atual) e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Para as normas das referências consultar:

    http://www.uel.br/bc/portal/arquivos/apostila-normalizacao.pdf

    15. em caso de resenhas, colocar a referência bibliográfica completa. A extensão permitida para resenhas é no máximo 2.000 (duas mil) palavras; 

    16. a extensão permitida para os artigos é de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas (a contar do título  até as referências). Observação : essa norma aplica-se aos textos submetidos e este periódico a partir do segundo semestre de 2020

    17. o texto deve estar de acordo com a nova ortografia.

    Exemplos de referências:

    Livros LINCOLN, Y.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills:  Sage Publications, 1985.

    Capítulo de Livro SCARAMUCCI, M. V. R. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, L. (Org.). Ensino-aprendizagem de língua: língua estrangeira. Ijuí: Ed. da UNIJUI, 2007. p. 49 - 64.

    Artigo BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Laanguage Teaching. Cambridge, v. 36, n. 2, p. 81-109, 2003.

    Anais de eventos SOUSA, C. P. Avaliação do aluno no ensino superior em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, 2004, Curitiba.

    Anais do XVII Encontro.... Curitiba: Champagnat, 2004. p. 131-138.

    Internet SOUSA, C. P. Descrição de uma trajetória na/da avaliação educacional. Disponível em: www.uel.br/signum. Acesso em: 2 abr. 2011.

    Teses e dissertações MIQUELANTE, M. A. A pedagogia freireana e a leitura crítica em inglês: interação, auto-observação, práxis. 2002. 243 p.;Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

  • Um dos autores deve possuir o título de Doutor. Na submissão, é obrigatória a inclusão de todos os autores.
  • Em caso de publicação, os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral atribuído pela revista.
  • Enviar um email para signum@uel.br, informando o número/dossiê pretendido para publicação, conforme o modelo abaixo:
    Bom dia, prezados, o meu artigo (título do artigo) foi submetido para o número temático: ... (ou atemático)
    Clique aqui para enviar!

Diretrizes para Autores

Signum: Estudos da Linguagem - ISSN 2237-4846 (online), Qualis A3, é uma publicação quadrimestral editada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina e publica artigos e resenhas na área. Os originais devem ser apresentados em português, inglês, francês ou espanhol e não devem ter sido publicados, ou seja, precisam ser inéditos.

 

Os artigos devem trazer contribuição relevante para o conhecimento científico na área de Estudos da Linguagem, conforme parecer dos Conselheiros e/ou Assessores da revista. As resenhas têm por objetivo a divulgação e apreciação crítica de livros publicados recentemente em nossa área. (Enviar, juntamente com a resenha, foto da capa do livro resenhado).

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, mediante cadastro completo do(s) autor(es) https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/submission/wizard, de acordo com a temática de cada chamada.

  • Na submissão, é obrigatória a inclusão de todos os autores.
  • Os trabalhos podem ter até quatro autores.
  • Só serão aceitos trabalhos submetidos por doutor, ou, em caso de coautoria, de doutorandos em parceria com um segundo autor que já possua o título de doutor.

Os textos submetidos pelos autores serão avaliados, se observados estes critérios:

  1. fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples; Quando tiver a necessidade de usar fonte fonética, utilizar somente o SilDoulosIPA
  2. envio obrigatório da folha de rosto, SEPARADAMENTE, como documento suplementar, com o título, o nome do(s) autor(es), informações sobre sua filiação institucional, endereço para contato e uma breve biografia acadêmica (máx. 50 palavras) da qual constem: ano e instituição de mestrado e/ou doutorado.
  3. envio do texto submetido à publicação SEM MARCAS DE AUTORIA.

OBSERVAÇÕES:

1- Se o texto for aceito para publicação, é necessário o envio das versões em duas línguas, a original e em inglês. Caso a original seja em inglês, a outra versão deve ser em português.

2-  Se o texto for aceito para publicação, é necessário também o envio,  como documento suplementar, de uma declaração de revisão das duas versões que serão publicadas. Conforme o modelo que se encontra no link a seguir: https://docs.google.com/file/d/1LUln5XyDqstqvAYnk0sOsu_-wel7tqnF/edit?usp=docslist_api&filetype=msword

 

Modelo/template para submissão de artigo

Os artigos submetidos à revista Signum:Estudos da Linguagem devem estar dentro do modelo estabelecido por esta revista. Clique aqui para baixar o nosso modelo/template.

Edite o modelo sem alterar a formatação pré-estabelecida;

Preste atenção nos modelos de gráficos, referências, etc;

Ao abrir o link, vá na seção "Arquivo" no canto superior esquerdo da tela, e escolha a opção "Fazer download" ou "Fazer uma cópia"

SEQUÊNCIA DO ARTIGO:

  1. título em português, centralizado, em caixa alta e negrito;
  2. título em língua estrangeira (inglês);
  3. resumo em português (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras) seguido de 3 palavras-chave separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo;
  4. resumo e palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em língua estrangeira (inglês);
  5. subtítulos em caixa normal, em negrito e numerados em algarismos arábicos. Essa numeração não inclui a introdução, a conclusão ou as referências bibliográficas;
  6. citações: fonte Times New Roman 10;
  7. notas de rodapé ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. A chamada da nota deve aparecer em sobrescrito: fonte Times New Roman 9;
  8. usar itálico em vez de sublinhado;
  9. para adentrar (tabular) o texto, usar a tecla de tabulação e não a de espaçamento;
  10. usar 1 (um) adentramento para assinalar novos parágrafos;
  11. as tabelas, ilustrações e anexos devem aparecer no espaço a eles destinado pelo(s) autor(es). Em hipótese alguma as tabelas, ilustrações ou anexos poderão ultrapassar as dimensões do corpo do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação. Tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser encaminhados também em arquivo separado. A resolução das imagens deve ser de no mínimo 300 dpi, em formato jpg, png ou tiff. Evitar o formato paisagem.
  12. as citações no corpo do artigo devem seguir o sistema de chamada alfabética, de acordo com o NBR / ABNT (Mais atual). Não usar idem, ibid., ou ibidem, op cit.
  13. os anexos devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra "Anexo", sem adentramento, em caixa normal, em negrito, abaixo do fim do texto;
  14. referências bibliográficas segundo a norma NBR 6023 / ABNT (agosto de 2002) e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Para as normas das referências consultar: http://www.uel.br/bc/portal/arquivos/apostila-normalizacao.pdf
  15. em caso de resenhas, colocar a referência bibliográfica completa. A extensão permitida para resenhas é no máximo 2.000 (duas mil) palavras;
  16. a extensão permitida para os artigos é de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas (a contar do título  até as referências). Observação : essa norma aplica-se aos textos submetidos e este periódico a partir do segundo semestre de 2020
  17. o texto deve estar de acordo com a nova ortografia.

 

SEQUÊNCIA Entrevista

A ENTREVISTA segue os mesmos parâmetros do artigo , exceto o título:

  • O título da entrevista deve conter, além do tema geral, a expressão “Entrevista com [nome do entrevistado]”, sem destaque, com asterisco remetendo a uma nota de rodapé que contenha uma breve minibiografia da/o entrevistada/o que demonstre, claramente, sua relevância científica; 
  • Estrutura da entrevista:
  • TÍTULO da entrevista com o nome do entrevistado;
  • FOTO da/o entrevistada/o;
  • Apresentação (Dizer o objetivo da entrevista e sua estrutura: com perguntas, respostas e comentários ou apenas perguntas e respostas);
  • ENTREVISTADOR/A
  • As perguntas devem ser inseridas 2 linhas abaixo da Apresentação e, em seguida, da pergunta anterior, sem adentramento de parágrafo, após o termo “ENTREVISTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois (deixar como zero – e não como “automático).
  • ENTREVISTADA/O
  • As respostas devem ser iniciadas logo abaixo das perguntas, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “ENTREVISTADO/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
  • COMENTÁRIOS
  • Os comentários, se houver, devem ser iniciados logo abaixo das respostas do entrevistado/a, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “COMENTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois. 
  • Considerações finais
  • Agradecimentos
  • Referências

Exemplos de referências:

Livros

LINCOLN, Y.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills: Sage Publications, 1985.

Capítulo de Livro

SCARAMUCCI, M. V. R. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, L. (Org.). Ensino-aprendizagem de língua: língua estrangeira. Ijuí: Ed. da UNIJUI, 2007. p. 49 - 64.

Artigo

BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Laanguage Teaching. Cambridge, v. 36, n. 2, p. 81-109, 2003.

Anais de eventos

SOUSA, C. P. Avaliação do aluno no ensino superior em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, 2004, Curitiba. Anais do XVII Encontro.... Curitiba: Champagnat, 2004. p. 131-138.

Internet

SOUSA, C. P. Descrição de uma trajetória na/da avaliação educacional. Disponível em: www.uel.br/signum. Acesso em: 2 abr. 2011.

Teses e dissertações

MIQUELANTE, M. A. A pedagogia freireana e a leitura crítica em inglês: interação, auto-observação, práxis. 2002. 243 p.; Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.