Dimensões antropológicas, psicológicas e sociológicas e construção identitária em um curso on-line de Português para migrantes venezuelanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n3p68-83

Palavras-chave:

Constituição identitária, Português, População migrante

Resumo

Este estudo trata da dimensão identitária de aprendizes venezuelanos de português no contexto Sul-Sul (Assis, 2018; Baeninger, 2018; Pereira, 2018), participantes de um curso on-line de caráter extensionista. Consiste em um recorte de uma pesquisa em andamento que investiga os processos de constituição/negociação identitária de aprendizes venezuelanos focando nos posicionamentos emergentes em suas interações. Teoricamente a discussão, voltada à identidade e dimensão identitária, considera como basilares as contribuições dos autores Cuche (2002), Ennes e Marcon (2014) e Castells (2018a, 2018b). A pesquisa se caracteriza como qualitativa e de cunho interpretativista, sendo orientada metodologicamente por procedimentos da netnografia (Kozinets, 2010, 2014, 2020), um tipo particular de etnografia, alinhada às pesquisas qualitativas de base antropológica e social. Na análise, exploramos dados arquivais e dados de notas de campo do pesquisador. Quanto aos dados arquivais, priorizamos as atividades assíncronas, proporcionadas pelos formulários disponibilizados via Google Docs. Quanto aos dados de notas de campo, focamos nas notas tomadas ao longo da observação das aulas on-line. Os resultados do estudo reforçam a relevância na produção de materiais e sequências didáticas de temáticas problematizadoras que apontem para as percepções identitárias dos participantes com o intuito de contribuir para o engajamento social e linguístico da população migrante.

Downloads

Biografia do Autor

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal da Bahia

Possui licenciatura em espanhol pela Faculdade de Educação (USP) - 1991, graduação em letras pela Universidade de São Paulo (USP) - 1990, mestrado em letras pela Universidade de São Paulo (USP) - 1998, mestrado em educação pela Universidade de São Paulo (USP) - 2004, doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2005. Atualmente é Professora Titular do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, Brasil.

Referências

ASSIS, Glaucia de Oiveira. Nova Lei de Migração no Brasil: avanços e desafios. In: BAENINGER, Rosana; BÓGUS, Lúcia M.; MOREIRA, Júlia B.; VEDOVATO, Luis Renato; FERNANDES, Duval. (org.). Migrações sul-sul. 2. ed. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018. p. 609-623.

BAENINGER, Rosana. Contribuições da academia para o pacto global da migração. In: BAENINGER, Rosana; BÓGUS, Lúcia M.; MOREIRA, Júlia B.; VEDOVATO, Luis Renato; FERNANDES, Duval (org.). Migrações sul-sul. 2. ed. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018. p. 17-22.

BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta; FERNANDES, Duval; SILVA, Sidney Antônio da; ASSIS, Gláucia de Oliveira; CASTRO, Maria da Consolação G.; COTINGUIBA, Marília Pimentel (org.). Imigração haitiana no Brasil. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.

BRASIL. Lei 6815, de 19 de agosto de 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. Brasília, DF: Presidência da República, 1980. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6815.htm. Acesso em: 21 dez. 2024.

BRASIL. Senado Federal. Lei 13.445, de 24 de maio de 2017. Brasília, DF: Senado Federal, 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13445-24-maio-2017-784925-publicacaooriginal-152812-pl.html. Acesso em: 21 dez. 2024.

CALEGARI, Marília; BAENINGER, Rosana. From Syria to Brazil. Forced Migration Review, Oxford, v. 51, p. 96, 2015.

CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado na sociedade em rede. In: CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 2. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018a. v. 2, p. 53-121.

CASTELLS, Manuel. Prefácio. In: CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 2. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018b. p. 11-30.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

ENNES, Marcelo Alario; MARCON, Frank. Das identidades aos processos identitários: repensando conexões entre cultura e poder. Sociologias, Porto Alegre, RS, v. 16, n. 35, p. 274-305, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222014000100010

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FROTA SIMÕES, Gustavo da; SILVA, Leonardo Cavalcanti da; OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro de. À guisa de introdução: imigração venezuelana no Brasil. In: FROTA SIMÕES, Gustavo da (org.). Perfil sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no Brasil. Curitiba: CRV, 2017. p. 9-12.

HARRÉ, Rom. Positioning theory: moral dimensions of social-cultural psychology. In: VALSINER, Jaan (org.). The oxford handbook of culture and psychology. New York: Oxford University, 2012. p. 191-206. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195396430.013.0010

HARRÉ, Rom; MOGHADDAM, Fathali M. Recent advances in positioning theory. Theory & Psychology, Brasília, DF, v. 19, n. 1, p. 5–31, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0959354308101417

HARRÉ, Rom; SLOCUM, Nikki. Disputes as complex social events: on the uses of positioning theory. In: HARRÉ, Rom; MOGHADDAM, Fathali (org.). The self and others: positioning individuals and groups in personal, political, and cultural contexts. London: Praeger, 2003. p. 123-136. DOI: https://doi.org/10.5040/9798216187646.ch-008

HARRÉ, Rom; VAN LANGENHOVE, Luke. Positioning theory: moral contexts of intentional action. Oxford: Blackwell, 1999.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

KOZINETS, Robert V. Netnography: the essential guide to qualitative social media research, London: Sage, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003001430-2

KOZINETS, Robert V. Netnography: doing ethnographic research online. Londres: Sage, 2010.

PEREIRA, José Carlos Alves. Buscando outros nortes na convergência para o sul. In: BAENINGER, Rosana; BÓGUS, Lúcia M.; MOREIRA, Júlia B.; VEDOVATO, Luis Renato; FERNANDES, Duval (org.). Migrações Sul-Sul. 2. ed. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018. p. 776-777.

ROSSA, Lya Amanda; MENEZES, Marilda A. Entre migrações e refúgio: migrações Sul-Sul no Brasil e as novas tipologias migratórias. p. 383-401. In: BAENINGER, Rosana; BÓGUS, Lúcia M.; MOREIRA, Júlia B.; VEDOVATO, Luis Renato; FERNANDES, Duval (org.). Migrações Sul-Sul. 2. ed. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018. p. 383-401.

SCHWANDT, Thomas A. Três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa: interpretativismo, hermenêutica e construcionismo social. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 193-217.

STELZER, Joana. O fenômeno da transnacionalização da dimensão jurídica. In: CRUZ, Paulo Márcio; STELZER, Joana (org.). Direito e transnacionalidade. Curitiba: Juruá, 2009. p. 15-54.

WODAK, Ruth. El enfoque histórico del discurso. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael (org.). Métodos del análisis crítico del discurso. Barcelona: Editorial Gedisa, 2003. p. 101-142.

Publicado

2024-12-30

Como Citar

TIBA RÁDIS BAPTISTA, Lívia Márcia. Dimensões antropológicas, psicológicas e sociológicas e construção identitária em um curso on-line de Português para migrantes venezuelanos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 68–83, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n3p68-83. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50765. Acesso em: 18 abr. 2025.