Imaginando-se professora de inglês

retratos do impacto do PIBID na identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p83-97

Palavras-chave:

Visual narrative inquiry, PIBID, Second language teacher identity

Resumo

Neste artigo, conto a história de Marcela, uma professora de inglês pré-serviço, que participava de uma iniciativa de PIBID envolvendo a elaboração e aplicação de atividades de leitura em inglês em duas escolas públicas. Discuto o impacto dessa experiência em sua identidade profissional. Adoto a pesquisa narrativa como metodologia, a qual considera a narrativa tanto como método quanto forma de se compreender uma experiência. Perspectivas historiadas sobre identidade, conhecimento docente e contexto informam este estudo. Os textos de campo abarcam narrativas visuais, desenhos contemplando o ensino de inglês, os quais são contextualizados por suas explicações, diários e autobiografia de aprendizagem de línguas escritos, e conversas gravadas sobre a experiência de ser bolsista PIBID. Esse material foi coletado ao longo do período de um ano acadêmico. Ser bolsista PIBID proporcionou à Marcela oportunidades de compor sentidos sobre sua própria biografia de aprendiz de línguas, refletir sobre a professora que gostaria de se tornar e negociar sua identidade profissional imaginada. Isso teve um impacto profundo na construção de sua identidade de professora de línguas.

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Biografia do Autor

Ana Carolina de Laurentiis Brandão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres (2018). Professora Adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. E-mail: anabrandao@unemat.br

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

BRANDÃO, Ana Carolina de Laurentiis. Imaginando-se professora de inglês: retratos do impacto do PIBID na identidade profissional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 83–97, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p83-97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49311. Acesso em: 30 dez. 2024.