Imaginando-se professora de inglês
retratos do impacto do PIBID na identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p83-97Palavras-chave:
Visual narrative inquiry, PIBID, Second language teacher identityResumo
Neste artigo, conto a história de Marcela, uma professora de inglês pré-serviço, que participava de uma iniciativa de PIBID envolvendo a elaboração e aplicação de atividades de leitura em inglês em duas escolas públicas. Discuto o impacto dessa experiência em sua identidade profissional. Adoto a pesquisa narrativa como metodologia, a qual considera a narrativa tanto como método quanto forma de se compreender uma experiência. Perspectivas historiadas sobre identidade, conhecimento docente e contexto informam este estudo. Os textos de campo abarcam narrativas visuais, desenhos contemplando o ensino de inglês, os quais são contextualizados por suas explicações, diários e autobiografia de aprendizagem de línguas escritos, e conversas gravadas sobre a experiência de ser bolsista PIBID. Esse material foi coletado ao longo do período de um ano acadêmico. Ser bolsista PIBID proporcionou à Marcela oportunidades de compor sentidos sobre sua própria biografia de aprendiz de línguas, refletir sobre a professora que gostaria de se tornar e negociar sua identidade profissional imaginada. Isso teve um impacto profundo na construção de sua identidade de professora de línguas.
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