Gêneros Orais na Educação a Distância Conforme Professores e Estudantes de uma Universidade Comunitária no Interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p80Palavras-chave:
Gêneros orais, Educação a distância, PedagogiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de um estudo que visa levantar elementos para compreender o trabalho com os gêneros orais na modalidade de educação a distância (EaD) de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Justificamos a necessidade desse estudo, considerando a importância dos gêneros textuais orais, atrelados ao fato de os estudantes desta modalidade de ensino constituírem 63% dos estudantes ingressantes no ensino superior em 2021, como indicado pelo Censo da Educação Superior de 2021. Como referencial teórico da pesquisa, apoiamo-nos na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); os gêneros textuais orais e escritos; o trabalho com a oralidade. O corpus desta pesquisa foi construído mediante um questionário semiestruturado com perguntas relacionadas aos gêneros textuais orais na modalidade a distância, com participantes escolhidos sob o critério de serem ou professor ou aluno que atuassem nesta modalidade. Obtivemos respostas de 23 estudantes e 11 professores, que evidenciam a presença dos gêneros orais, mas que se ressentem de espaço para uma exploração mais sistemática destes.
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