Gêneros Orais na Educação a Distância Conforme Professores e Estudantes de uma Universidade Comunitária no Interior de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p80

Palavras-chave:

Gêneros orais, Educação a distância, Pedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de um estudo que visa levantar elementos para compreender o trabalho com os gêneros orais na modalidade de educação a distância (EaD) de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Justificamos a necessidade desse estudo, considerando a importância dos gêneros textuais orais, atrelados ao fato de os estudantes desta modalidade de ensino constituírem 63% dos estudantes ingressantes no ensino superior em 2021, como indicado pelo Censo da Educação Superior de 2021. Como referencial teórico da pesquisa, apoiamo-nos na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); os gêneros textuais orais e escritos; o trabalho com a oralidade. O corpus desta pesquisa foi construído mediante um questionário semiestruturado com perguntas relacionadas aos gêneros textuais orais na modalidade a distância, com participantes escolhidos sob o critério de serem ou professor ou aluno que atuassem nesta modalidade. Obtivemos respostas de 23 estudantes e 11 professores, que evidenciam a presença dos gêneros orais, mas que se ressentem de espaço para uma exploração mais sistemática destes.

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Biografia do Autor

Gabriel Bragiatto, Universidade São Francisco (USF)

Mestrando em Educação na Universidade São Francisco - USF. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Contato: gabrielbragiatto@gmail.com

Luzia Bueno, Universidade São Francisco (USF)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Professora do Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco - USF. Contato: luzia.bueno@usf.edu.br

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

BRAGIATTO, Gabriel; BUENO, Luzia. Gêneros Orais na Educação a Distância Conforme Professores e Estudantes de uma Universidade Comunitária no Interior de São Paulo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 80–92, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47341. Acesso em: 3 dez. 2024.