A Manifestação Estilística na Entrevista de Emprego como Atributo da Competência Metagenérica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p93

Palavras-chave:

Competência metagenérica, Oralidade, Manifestação estilística

Resumo

Ao situarmos a manifestação estilística como atributo da competência metagenérica, almejamos analisar como nossos/as colaboradores/as, em um minicurso de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), avaliam e manifestam estilo no gênero entrevista de emprego por meio de tarefas de leitura e de produção oral. No âmbito teórico, defendemos a necessidade de ampliarmos a competência metagenérica dos/as estudantes, considerando a noção de gêneros discursivos, o caráter multimodal inerente às interações e as particularidades (especialmente estilísticas) do gênero sob estudo. No âmbito metodológico, planejamos um minicurso on-line para vivenciarmos práticas pedagógicas que abarcassem tarefas de leitura e de produção oral, com vistas a investigarmos a construção de sentidos em torno da manifestação estilística na entrevista de emprego. No âmbito analítico, constatamos que os/as participantes perceberam as nuances estilísticas em consonância com a configuração do contexto em que a enunciação se instanciava. Concluímos ser fundamental a atuação do/a professor/a de PBLA na ampliação da competência metagenérica em tarefas instanciadas no efetivo uso sociocultural da língua(gem).

Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque , Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília - UnB.
Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB. Contato: rodrigo.albuquerque.unb@gmail.com

Ana Carolina de Andrade da Silva , Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília - UnB. Contato: ana_andrade16@hotmail.com

Referências

ADELINO, Francisca Janete S. Gênero entrevista de seleção: uma discussão teórica sob a perspectiva bakhtiniana. In: JORNADA NACIONAL DO GELNE, 25., 2014, Natal, RN. Anais [...]. Natal: EDUFRN, 2014. p. 1-11. Disponível em: http://gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/170.pdf. Acesso em: 26 dez. 2022.

ALBUQUERQUE, Rodrigo. A noção de gêneros textuais no ensino de português brasileiro como língua adicional (PBLA): por uma prática centrada na cena genérica. In: SILVA, Francisca C. O.; VILARINHO, Michele M. O. (org.). O que a distância revela: diálogos em português brasileiro como Língua adicional. Brasília: UAB, 2017. p. 169-193.

ALBUQUERQUE, Rodrigo. A noção da competência metagenérica nas dimensões linguístico-discursiva, pragmática, sociocognitiva e sociointeracional. Investigações, Recife, PE, v. 35, n. esp. p. 1-30, 2022. DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254396

ALBUQUERQUE, Rodrigo. A ampliação da competência metagenérica no resumo acadêmico: uma proposta pedagógica. No prelo.

ALBUQUERQUE, Rodrigo; BARRETO, Aline N. B. O gênero discursivo meme no ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, SP, v. 28, n. 1, p. 189-211, 2023.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAZERMAN, Charles. Speech acts, genres, and activity systems: how texts organize activity and people. In: BAZERMAN, Charles; PRIOR, Paul (ed.). What writing does and how it does it: an introduction to analyzing texts and textual practices. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. p. 309-339.

BESSA, Décio; SATO, Denise T. B. Categorias de análise. In: BATISTA JÚNIOR, José R. L.; SATO, Denise T.B.; MELO, Iran F. (org.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018. p. 124-157.

BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

BRONCKART, Jean-Paul. Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania. Tradução de Anna Rachel Machado. Revista da ANPOLL, Campinas, SP, v. 1, n. 19, p. 231-56, 2005. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i19.467

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2007.

CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, PT, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

DOLZ, Joaquim; BUENO, Luzia. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: BUENO, Luzia; COSTA-

HÜBES, Terezinha da C. (org.). Gêneros orais no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para uma reflexão sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 125-155.

ENTREVISTA de emprego. [S. l: s. n., 2013]. 1 vídeo (3 min. 15). Publicado pelo canal Porta dos Fundos.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wV3vGWcca3U. Acesso em: 28 dez 2022.

ESSENFELDER, Renato. Marcas da presença da audiência em uma entrevista jornalística. Revista Virtual de Estudos da Linguagem-ReVel, v. 3, n. 4, p. 1-24, 2005.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2008.

FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha D’Água, São Paulo, SP, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p307-329

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARRETT, Anette. Entrevista: seus princípios e métodos. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1964.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

GRICE, Herbert P. Logic and conversation. In: JAWORSKI, Adam; COUPLAND, Nikolas (ed.). The discourse reader. 2nd ed. Abingdon, USA: Routledge, 1975. p. 41-58.

HOFFNAGEL, Judith C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, Angela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria A. (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 195-208.

KOCH, Ingedore G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, Ingedore G. V.; BENTES, Anna C.; CAVALCANTE, Mônica M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

KOCH, Ingedore G. V.; BENTES, Anna C.; NOGUEIRA, Cássia M. A. Gênero, mídia e recepção: sobre as narrativas televisivas e seus espectadores. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 44, p. 265-282, 2003. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v44i0.8637081

KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LEITE, Marli Q. Interação, texto falado e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUSA-E-SILVA, Maria Cecília C. (org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. p. 217-235.

MARCUSCHI, Luiz A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008a.

MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008b.

MARCUSCHI, Luiz A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONISIO, Ângela P.;

BEZERRA, Maria A. (org.). Livro didático de português: múltiplos olhares. Campina Grande: EDUFCG, 2020. p. 25-46.

MASON, Jennifer. Qualitative researching. London, Thousand Oaks & New Delhi: SAGE, 2002.

MILLER, Carolyn R. Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, Champaign, ILL, v. 70, p. 151-67, 1984. DOI: https://doi.org/10.1080/00335638409383686

MILLER, Carolyn R. Rethorical community: the cultural basis of genre. In: FREEDMAN, Aviva; MEDWAY, Peter (ed.). Genre and the new rethoric. London: Taylor & Francis, 1994. p. 57-66.

NEGREIROS, Gil; BOAS, Gislaine V. A oralidade na escola: um (longo) percurso a ser trilhado. Letras, v. 27, n. 54, p. 115-126, 2017. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148529573

NONATO, Sandoval. Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, MG, v. 19, n. 1, p. 49-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201913577

NORRIS, Sigrid. Analyzing multimodal interaction: a methodological framework. London: Routledge, 2004. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203379493

NORRIS, Sigrid. Modal density and modal configurations: multimodal actions. In: JEWITT, Carey (ed.). The routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009. p. 78-90.

RESENDE, Viviane M.; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 5, n. 1, 2004, p. 185-207.

ROJO, Roxane; SCHNEUWLY, Bernad. As relações oral/escrita nos gêneros orais formais e públicos: o caso da conferência acadêmica. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 6, n. 3, p. 463-493, 2006.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004a. p. 19-34.

SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004b. p. 109-124.

SILVEIRA, Sonia B. Ações tópicas e papéis discursivos em entrevistas de emprego. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, MG, v. 4, n. 1, p. 79-89, 2000.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. C.; CASAGRANDE, Nancy S. Oralidade e ensino: o difícil caminho da teoria à prática. Todas as Letras, São Paulo, SP, v. 17, n. 1, p. 91-102, 2015. DOI: https://doi.org/10.15529/1980-6914/letras.v17n1p91-102

Publicado

2023-08-11

Como Citar

ALBUQUERQUE , Rodrigo; DE ANDRADE DA SILVA , Ana Carolina. A Manifestação Estilística na Entrevista de Emprego como Atributo da Competência Metagenérica . Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 93–106, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p93. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47338. Acesso em: 27 jun. 2024.