Podcast Na Sala De Aula

escutando docentes que atuam na educação de pessoas jovens, adultas e idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p134

Palavras-chave:

Oral genres, Podcast, Teacher training

Resumo

Este estudo compromete-se a refletir a respeito do olhar docente sobre o gênero podcast como ferramenta no ensino da Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI). O trabalho fundamentou-se nas contribuições dos estudos dos gêneros textuais (Bakhtin, 2000; Schneuwly; Dolz, 2004, 2011; Marcuschi, 2003, 2007; Baerman 2020; Travaglia, 2013; Grané; Willen, 2009; Villarta-Nerder; Ferreira, 2020) e sobre formação docente na Educação de pessoa Jovens, Adulta e Idosas/EJAI (Ribeiro, 1999; Saviani, 2009; Cortada, 2014). Os dados foram coletados na ocasião de um curso de extensão destinado a docentes atuantes na EJAI, vídeo-gravados e analisados qualitativamente. O estudo aponta para as possibilidades sinalizadas pelas docentes frente aos desafios do uso de um instrumento didático que viabilize o desenvolvimento de práticas orais de modo crítico e reflexivo, cujo os olhares das professoras que participaram de nossa investigação sejam tomados como endereçamentos de demandas formativas e que o cenário revelado em nosso artigo seja ampliado e ecoe nas pesquisas acadêmicas vindoura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (orgs) - 2ª edição - Recife: Pipa Comunicações, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC). Brasília, DF. MEC, 2017.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Conselho Nacional da Educação (Brasil). Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília, DF: MEC, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996.

CORTADA, Silvana. Educação de Jovens e Adultos e seus diferentes contextos: Formação de professores - Coleção Pedagogia de A a Z - volume 12 -ed.ebook, Jundiaí - SP: Paco editorial, 2014, 208 páginas.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19 n. 1 p. 223-237 Janeiro a Abril de 2019 DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

DOMINGOS, José Contreras. Relatos de experiência: en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v01.n01.p14-30

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Trad. de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HADDAD, S. Por uma nova cultura de educação de jovens e adultos: um balanço de experiências de poder local: novos caminhos em educação de jovens e adultos-EJA. São Paulo: Global, 2007.

HADDAD, S. Tendências atuais da educação de jovens e adultos no Brasil. In: Encontro Latino Americano sobre Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, 1993, Olinda. Anais... Brasília, DF: INEP, 1994. p. 86-108.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade: In DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MAGALHÃES, T. G.; LACERDA, A. P. O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, v. 37, p. 1-23, 2019. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664

NOBRE, E S S. Educação e cidadania no livro didático da EJA. XI Encontro Cearense de História da Educação e XI Encontro Cearense de História da Educação, 2013.

PÍTON, Ivania Marini; KOZELSKI, Adriana Cristina. Educação de jovens e adultos e cidadania: a concepção de cidadania dos professores de EJA. Anais de Eventos: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR: 26 a 29 de outubro de 2009.

RECIFE. Secretaria de Educação. Política de ensino da rede municipal do Recife. 2. ed. rev. e atual. – Recife: Secretaria de Educação, 2021. 4 v

RECIFE. Secretaria de Educação. Política de ensino da rede municipal do Recife. 1. ed. – Recife: Secretaria de Educação, 2014. 4 v.

ROJO, Roxane; SCHNEUWLY, Bernard. As Relações Oral/Escrita Nos Gêneros Orais Formais E Públicos: O Caso Da Conferência Acadêmica. Linguagem em (Dis)curso, LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 463-493, set./dez. 2006

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais E Escritos Na Escola. Tradução e organização: ROJO, R e CORDEIRO, G S. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011 (3ª edição).

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 129-147.

SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. (trad. org. Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro). Campinas, Mercado de Letras, 2004, p. 129 - 148.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Olhares & Trilhas. Gêneros Orais: caracterização e ensino. In: Uberlândia| vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 DOI: https://doi.org/10.14393/OT2017v19.n.2.6-11

VELOSO, Camila et al. Podcast como ferramenta de ensino. Manual em texto e imagem com hiperlinks para conteúdo digital. Edumix editora aberta: Santa Maria, 2018.

Publicado

2023-08-11

Como Citar

FRAGOSO DE BRITO, V. S.; COSTA-MACIEL, D. A. G. da. Podcast Na Sala De Aula: escutando docentes que atuam na educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 134–143, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p134. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47299. Acesso em: 21 maio. 2024.