Podcast Na Sala De Aula
escutando docentes que atuam na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p134Palavras-chave:
Oral genres, Podcast, Teacher trainingResumo
Este estudo compromete-se a refletir a respeito do olhar docente sobre o gênero podcast como ferramenta no ensino da Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI). O trabalho fundamentou-se nas contribuições dos estudos dos gêneros textuais (Bakhtin, 2000; Schneuwly; Dolz, 2004, 2011; Marcuschi, 2003, 2007; Baerman 2020; Travaglia, 2013; Grané; Willen, 2009; Villarta-Nerder; Ferreira, 2020) e sobre formação docente na Educação de pessoa Jovens, Adulta e Idosas/EJAI (Ribeiro, 1999; Saviani, 2009; Cortada, 2014). Os dados foram coletados na ocasião de um curso de extensão destinado a docentes atuantes na EJAI, vídeo-gravados e analisados qualitativamente. O estudo aponta para as possibilidades sinalizadas pelas docentes frente aos desafios do uso de um instrumento didático que viabilize o desenvolvimento de práticas orais de modo crítico e reflexivo, cujo os olhares das professoras que participaram de nossa investigação sejam tomados como endereçamentos de demandas formativas e que o cenário revelado em nosso artigo seja ampliado e ecoe nas pesquisas acadêmicas vindoura.
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