O processo de leitura realizado pela fórmula “estudo do texto” no livro didático de língua portuguesa

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p453

Palavras-chave:

leitura, estudo do texto, livro didático

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho com a compreensão de leitura apresentado pelos livros didáticos de Língua Portuguesa. Partindo de um estudo anterior, realizado por Marcuschi (2001), em que uma taxionomia das perguntas que mais apareceram no Estudo do Texto dos livros didáticos foi elaborada, investigamos, ancorados ao arcabouço teórico da Linguística Aplicada, o Estudo do Texto da obra Linguagem Nova – 5º série (FARACO & MOURA, 2004), sendo esse um dos livros mais adotados nas escolas da rede pública de ensino no Norte do Paraná. Este artigo, portanto, tem o objetivo de apresentar a expansão das tipologias demarcadas por Marcuschi (2001). O resultado demonstra que a expansão ocorreu, principalmente, sobre as questões enquadradas na perspectiva interacionista de leitura (KATO, 1990, SILVA, 1990; SOLÉ, 1998; LEFFA, 1999).

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/ Campus Jacarezinho.

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

STRIQUER, M. dos S. D. O processo de leitura realizado pela fórmula “estudo do texto” no livro didático de língua portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 453–470, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p453. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4376. Acesso em: 3 maio. 2024.