Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p172Palavras-chave:
Sequência de formação, metassequência didática, saberes e capacidades docentesResumo
Este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto, no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação. Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos.
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