Estudo linguístico-etnográfico sobre a mandioca no Baixo Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p13Palavras-chave:
Dialetologia. Mandioca. Dados linguísticos e etnográficos.Resumo
O presente estudo aborda aspectos linguístico-etnográficos sobre a cultura da mandioca no Baixo Amazonas, localizado no estado do Pará. O cultivo da mandioca na Amazônia constitui um campo semântico e etnográfico de grande vitalidade lexical, que se desdobra e se correlaciona com outros aspectos da vida cotidiana das populações que lá habitam. Tendo isso em conta, o objetivo desta pesquisa foi descrever o léxico utilizado pelas populações da região, correlacionado ao mundo da roça. Na obtenção dos dados, foram entrevistadas 10 pessoas do Igarapé do Juriti-Velho (Região do Baixo Amazonas), as quais possuíam experiência no plantio da mandioca e na produção de seus derivados. No final, conseguimos elaborar um glossário com 222 itens lexicais sobre: os nomes das mandiocas cultivadas na região; os processos de produção dos derivados; os utensílios usados no cultivo da mandioca e na produção de seus derivados. A pesquisa, em uma perspectiva dialetológica, contribuiu para maior conhecimento do português amazônico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Orlando da Silva Azevedo, Felício Wessling Margotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










