Comportamento de ler: identificação de variáveis relacionadas com o comportamento de ler

Autores/as

  • Zeneide Soubhia Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1986v7n1p10

Palabras clave:

Variáveis, Incentivadores, Modeladores, Leitura, Comportamento aberto, Comportamento de ler.

Resumen

Estudo que aborda a leitura como um comportamento aberto. O comportamento de ler pode sofrer influências do ambiente familiar, escolar e social O estudo em foco objetiva: a) organizar tecnicamente um instrumento para detectar as variáveis interferentes no comportamento de ler; b) identificar a presença destas variáveis em estudantes de enfermagem. Os resultados mostraram a confiabilidade do instrumento e a freqüência de variáveis sociais, familiares e escolares relacionadas com o estudante de enfermagem Eles permitem, ainda, uma reflexão por parte dos professores sobre o papel que possuem como incentivadores e modeladores do comportamento de ler.


Biografía del autor/a

Zeneide Soubhia, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem - U.E.L.

Cómo citar

SOUBHIA, Zeneide. Comportamento de ler: identificação de variáveis relacionadas com o comportamento de ler. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 10–15, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1986v7n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7479. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre