A atividade comercial e sua relação com o urbano: o exemplo de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2003v24n1p101Palabras clave:
Atividade comercial, shopping center, setor terciário, arquitetura comercial, atividade comercial e o urbano.Resumen
A partir de princípios do século XX, a história narrativa foi substituída pela história problema. Desde então, existem diversos modos de se contar uma história. Nesse sentido, as cidades, seu crescimento e desenvolvimento podem ser vistos sob várias óticas. Este texto procura contar um pouco da história de Londrina, cidade média de aproximadamente 500.000 habitantes, sob o ângulo da atividade comercial e sua relação com o crescimento e desenvolvimento urbano. Iniciando com o relato da importância da atividade comercial na vida do homem e das cidades, remete-se à vocação comercial de Londrina, desde suas origens, comentando sua evolução e transformação gradativa até o aparecimento do shopping Center. Ao final, mostra o papel do shopping center, edifício símbolo do século XX, na atual configuração urbana e arquitetônica da cidade.
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