A Indústria de Móveis em Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p43Palabras clave:
Cluster, Competitividade, Moveleira.Resumen
A indústria moveleira brasileira está organizada em clusters. Cluster é um aglomerado de empresas localizadas em uma determinada região que desenvolvem suas atividades de forma articulada e com uma lógica em comum e cuja dinâmica pode ser determinada pelo fato dessas empresas realizarem atividades semelhantes e/ou utilizarem mão-de obra específica, ou utilizarem as mesmas matérias-primas, etc. A interação e a sinergia, decorrentes da atuação articulada, proporcionam ao conjunto de empresas vantagens competitivas que se refletem em um desempenho diferenciado superior em relação à atuação isolada de cada empresa. .As empresas aglomeradas geograficamente, principalmente de pequeno/médio porte, vêm apresentando recentemente êxito no que se refere à competitividade, geração de empregos, inovações tecnológicas, etc. Na região de Londrina- PR, encontra-se um aglomerado geográfico de empresas produtoras de móveis, com destaque para os móveis residenciais e de escritório. O estudo procurou identificar se a aglomeração geográfica de empresas moveleiras na região corresponde ou não a um cluster. Constatouse um grande potencial para o desenvolvimento do mesmo, devido à proximidade com clientes e fornecedores e em relação à infra-estrutura disponível de serviços. Entretanto, não foi verificada nenhuma forma de ação cooperativa entre empresas ou entre empresas que desenvolvam atividades complementares, também não foi verificada nenhuma instituição ou associação de apoio para as empresas. Conclui-se que na região de Londrina, o cluster é insipiente pois a despeito da aglomeração de empresas, devido aos baixos elos verticais e ausência de elos horizontais e multilaterais que caracterizam clusters mais avançados os efeitos sinergéticos da aglomeração não são verificados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.